Geral – 26/05/2012 – 10:05
Na entressafra a queda na produção de leite chegou a 6% em Minas só no mês de março, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso dificulta investir no alimento do gado, mas com algumas dicas dá para amenizar a situação.
O doutor em Ciência Animal na área de nutrição, Edmundo Benedetti, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, disse que primeiro é preciso fazer um planejamento. “Vou multiplicar a quantidade de gado pela quantidade de dias que eu vou tratar. Normalmente são 240 dias no ano e se come 40 quilos de silagem por dia. Com isso eu faço o meu planejamento”, explicou.
Para não perder na produção é preciso reforçar a alimentação do gado. O indicado é plantar grãos como sorgo e também é importante ficar atento à colheita. “O ponto da colheita é quando o produtor pega o grão, aperta e ele está macio, porém, farináceo”.
O produtor não pode se esquecer de regular a máquina de triturar para que a partícula não ultrapasse os dois centímetros. Na fazenda de Andre é feita a compactação com o trator. O sistema diminui a presença de ar entre o volumoso e também evita a fermentação, o que pode provocar o aquecimento da silagem e o apodrecimento. Ainda para ter um alimento com mais qualidade é preciso fazer a vedação. São 500 toneladas de silagem, que foi revestida com lona e coberta com terra para evitar bolsas de ar, mas essa qualidade pode ser conseguida com uma estrutura menor.
Fonte: G1


