Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região
Uma confusão em frente ao Centro POP, em Três Lagoas, mobilizou a reportagem da Caçula FM e gerou revolta entre moradores da região no bairro Santa Terezinha, durante a manhã desta segunda-feira, 13. A situação foi transmitida ao vivo durante o programa ‘Bom Dia, Toninha Campos’ e mostrou a realidade dos moradores, que convivem com pessoas em situação de rua no local.
Durante a transmissão, a reportagem entrou em contato telefônico com o Secretário Municipal de Assistência Social, Fernando Garcia, que confirmou à Toninha Campos a gravidade do caso e afirmou que a Prefeitura estuda transferir o Centro POP para outro endereço.
“A nossa intenção é prestar um serviço à população em situação de rua, mas também não podemos criar problemas para os moradores. Estamos estudando novos métodos e um novo local para o Centro POP”, afirmou o secretário.
Não é a primeira vez que a equipe da Caçula retorna à região após denúncias de moradores:
MORADORES RELATAM MEDO E PREJUÍZOS
Segundo os moradores, os episódios de brigas, gritos e furtos têm se tornado rotina na região. Há relatos de roubos de fios elétricos, invasões de residências e uso de drogas em áreas próximas ao centro. Uma das moradoras, entrevistada ao vivo pela Caçula, descreveu o clima de medo no bairro:
“A gente não dorme mais. Eles gritam, brigam, quebram tudo. Já entraram em casas, roubaram fios e até se esconderam dentro das casas dos vizinhos”, contou.
Outro morador relatou que muitos vizinhos têm instalado cães de guarda para tentar evitar furtos. Além disso, os imóveis da região teriam sofrido desvalorização por causa da insegurança.
Uma ouvinte enviou um áudio à Toninha Campos relatando que um dos homens envolvidos na confusão em frente ao Centro POP seria o mesmo que, dias antes, havia invadido uma residência na região. “(…) Quando eles fizeram o roubo das fiações, levaram o ar-condicionado, levaram tudo na rua aqui na Protazio Garcia (rua do Centro POP). Aí ele correu da Polícia e se escondeu dentro da casa do meu vizinho (…)”, afirmou a moradora, revoltada com a situação e pedindo providências.
PARA TONINHA CAMPOS, SECRETARIO ADMITE NECESSIDADE DE AÇÃO CONJUNTA
Durante a sua participação, e em resposta às denúncias, o secretário Fernando Garcia informou que a Prefeitura, a Segurança Pública e o Ministério Público devem realizar uma reunião emergencial para discutir soluções conjuntas.
“Não podemos colocar a culpa apenas na polícia. Precisamos de uma ação integrada, com apoio do Ministério Público e da Prefeitura. Só assim vamos conseguir resolver o problema de forma efetiva”, explicou o secretário. Durante a entrevista, ele confirmou que há estudos para a relocação do Centro POP, mas ainda sem prazo definido.
A reportagem da Caçula também constatou que um terreno próximo ao Centro POP localizado entre as ruas Protázio Garcia Leal e Sérgio Roberto Ribeiro Silva e próximo à uma Capela Velatória particular foi invadido e está sendo utilizado como abrigo por pessoas em situação de rua.
Segundo informações repassadas durante a transmissão, o terreno é particular e teria sido colocado à venda, mas não encontra interessados devido à ocupação irregular. O local, segundo os moradores, virou ponto de encontro e uso de entorpecentes, o que intensifica a sensação de insegurança.
POLÍCIA FOI ACIONADA E ESTEVE NO LOCAL DURANTE REPORTAGEM
Durante a participação ao vivo, uma viatura do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM) chegou ao local para conter os ânimos. Segundo o que foi presenciado no local, um dos envolvidos na confusão portava uma arma branca. A presença dos militares acalmou a situação momentaneamente, mas os moradores afirmam que os problemas são recorrentes.
“A polícia chega, o pessoal se acalma. Quando a viatura vai embora, começa tudo de novo”, relatou uma moradora.
REPERCUSSÃO NAS REDES E APELOS POR SOLUÇÃO
A reportagem gerou grande repercussão entre os ouvintes e internautas. Comentários pediam reforço policial noturno e mudança urgente do Centro POP de local. Moradores sugeriram ainda a transferência da unidade para o alojamento da Fazendinha, área que, segundo eles, “não traria transtornos à vizinhança”.
“Os moradores estão pedindo socorro. A situação está fora de controle e precisa de providências imediatas”, reforçou Toninha Campos durante seu programa.


