32.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Donos de casas populares adquiridas com contrato de gaveta, podem regularizar a situação em Três Lagoas

18/01/2017 – Atualizado em 18/01/2017

O Programa Morar Legal Regularização é destinado a pessoas que compraram imóvel por meio de contrato e ainda não possui a legalidade perante o governo

Por: Rayani Santa Cruz

A Defensora Pública Dr. Rita de Cassia do Fórum de Três Lagoas, esteve nos estúdios da Rádio Caçula, onde falou sobre o programa do Governo Estadual: Morar Legal Regularização.

Conforme a Defensora, a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), junto ao governo estadual está dando uma oportunidade para os proprietários de imóveis, oriundos de contratos de gaveta.
A Dr. Rita de Cassia explicou que a LEI nº 4.857 – Morar Legal Regularização – Institui o Programa de Regularização de Contratos de Imóveis, pertencentes ou incorporados à carteira imobiliária da Agência, com isso as pessoas poderão regularizar os seus contratos e obterem a escritura de seus imóveis, bem como quitar seus débitos com o Governo.

Em Três Lagoas foram 658 pessoas beneficiadas com uma casa da Agehab, e a defensoria acredita que pelo menos 30% dos imóveis esteja em situação de contrato de gaveta, ou seja, os contemplados venderam as casas por algum motivo e agora as pessoas que compraram tem a chance de regularizar a situação com o projeto.

O programa morar legal é válido para contratos assinados até o dia 31 de dezembro de 2014. As pessoas que efetuaram os contratos de gaveta com ou sem firma reconhecida, devem procurar o setor de Defensoria Pública de Três Lagoas para iniciar o cadastro e levantamento de documentação.

O prazo para regularizar administrativamente a situação vai até o inicio de maio de 2017, e conforme a Dr. Rita de Cassia, existe uma preocupação da defensoria devido a baixa procura para das pessoas nesta situação.

Isso não é válido para as pessoas que invadiram os imóveis segundo a Defensora. Ela também disse que os primeiros beneficiados que venderam suas casas, não terão direito a participar de quaisquer programas de moradias proporcionados pelo Governo, como prevê a legislação.

Os bairros Violetas I e II, Vila Verde, Jardim das Orquideas, Jardim Girassóis, Jardim das Violetas, Jardim dos Lírios, Jardim das Hortências, Jardim das Oliveiras e Lote Moradia Três Lagoas são apontados pela Agehab como tendo casas populares e possivelmente com moradores em situação irregular.

O contribuinte deve procurar a Defensoria Pública de Três Lagoas, munido de documentos, localizada na rua Zuleide Peres Tabox, s/n, Centro, das 7h30 às 10h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira.

A Defensora Pública Dr. Rita de Cássia, falou sobre a importância da regularização de documentos, para quem possui contrato de gaveta.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.

“Jesus” passa direto no pare e causa acidente em cruzamento no Centro

Vítima teve um corte no supercílio, além de suspeita de fraturas, sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.