Esporte – 14/05/2012 – 11:05
Em todo o País, equipes disputaram o posto de melhor do estado
O domingo foi de festa em todo o Brasil. As decisões dos campeonatos estaduais fizeram muitos torcedores passarem um Dia das Mães ainda mais alegres ou tristes, de acordo com o desempenho de seus clubes.
Em São Paulo, quem sorri à toa é o torcedor do Santos. Com a vitória por 4 a 2 sobre o Guarani, o time da Vila Belmiro garantiu o tricampeonato estadual, feito conquistado apenas na era-Pelé. A estrela da constelação santista, como não podia deixar de ser, foi Neymar, que marcou dois gols e comandou a festa que durou até esta segunda-feira de manhã.
No Rio, o Fluminense soube administrar bem a vantagem do primeiro jogo contra o Botafogo (vitória por 4 a 1) e venceu por 1 a 0, gol de Rafael Moura. O time tricolor conquistou a taça estadual e ganhou ainda mais moral para enfrentar o Boca Juniors, na Copa Libertadores.
Em terras gaúchas, o Caxias até que se esforçou para ser a grande surpresa nas decisões dos estaduais. Depois de empatar por 1 a 1 em Caxias do Sul, ontem esteve vencendo o Internacional por 1 a 0 (gol de Michel) até os 21 minutos do segundo tempo, quando o time colorado chegou ao empate (Sandro Silva). E, cinco minutos depois, o Inter mostrou quem manda de fato no Beira-Rio ao fazer 2 a 1 com Leandro Damião e garantir o bicampeonato.
Em Belo Horizonte, o Atlético-MG venceu com facilidade o América-MG na Arena Independência por 3 a 0, com gols de Bernard (2) e Serginho, e sagrou-se campeão mineiro invicto depois de 36 anos – o primeiro campeonato sem derrota do Galo ocorreu em 1976. O título desse ano é o 41.º título estadual conquistado pelo Atlético-MG. No jogo de ida da decisão, o América conseguira segurar o adversário e a partida terminou em 1 a 1.
Em jogo nervoso e emocionante e que terminou com agressões e expulsões, o Bahia arrancou um empate heroico por 3 a 3 contra o arquirrival Vitória, no Pituaçu, e garantiu o título baiano de 2012, dando por encerrado um angustiante jejum de dez anos sem ganhar um estadual. Para o técnico tricolor, Paulo Roberto Falcão, foi a segunda conquista estadual – já havia vencido com o Inter no ano passado.
Em Curitiba, a emoção continuou mesmo após o empate por 0 a 0 nos 90 minutos da partida entre Coritiba e Atlético-PR, já que a decisão foi para os pênaltis. E o Coritiba conquistou o segundo tricampeonato estadual de sua história – o primeiro tri do Coxa foi entre 1971 a 1973 – ao vencer o adversário por 5 a 4.
Com um triunfo suado por 3 a 2 , o Santa Cruz bateu o Sport na Ilha do Retiro e conquistou o bicampeonato estadual. Branquinho, Dênis Marques e Luciano Henrique marcaram para o bicampeão e Moacir e Edcarlos descontaram para o Sport.
O Avaí é o campeão catarinense de 2012. O título veio com a vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, que foi campeão dos dois turnos, mas foi derrotado pelo adversário no primeiro jogo por 3 a 0. Cléber Santana e Laércio fizeram os gols do título, enquanto Jean Deretti descontou.
No Serra Dourada, bastou um empate por 1 a 1 com o Atlético-GO para o Goiás voltar a ser campeão estadual após três anos de jejum. O time esmeraldino teve a melhor campanha e tinha a vantagem de dois resultados iguais.
Em Fortaleza, o Ceará também só precisou de um empate por 1 a 1 para garantir o bi estadual contra o Fortaleza, que saiu na frente do placar com gol de Jaílson, aos 17 do segundo tempo. Mas oito minutos depois, Felipe Azevedo fez o gol do empate e do campeonato.
Fonte: Estadão.com