17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Distribuição de insulina é responsabilidade do Ministério da Saúde

Saúde – 09/01/2013 – 16:01

Na atenção ao diabetes, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Três Lagoas possui 740 pacientes cadastrados e falta do medicamento vem sendo solucionada

Entre as múltiplas ações e procedimentos de prevenção e melhoria da qualidade dos serviços de atendimento à saúde da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), gerenciado pela Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está a prevenção ao diabetes.

Além da prevenção, o Ministério da Saúde tem implementado várias estratégias de saúde pública para prevenir e tratar o diabetes e suas complicações, incluindo o fornecimento gratuito de insulina. Em Três Lagoas, são 740 pacientes cadastrados para tratamento com insulina.

Como ocorre em todo o Brasil, o diabetes representa um alto índice de morte e o número de pessoas com diagnóstico da doença cresce a cada ano, representando um alto custo social e financeiro para o SUS.

Para tanto, o Ministério da Saúde, por meio do SUS, tem incrementado um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais, vigilância e assistência farmacêutica, além de pesquisas voltadas para o cuidado ao diabetes.

Em Três Lagoas, além das ações realizadas nas Unidades de Saúde, são promovidas constantes campanhas de educação e prevenção, incluindo o diabetes.

São ações pactuadas, financiadas e executadas pelos gestores dos três níveis de Governo: Federal, Estadual e Municipal. As ações de assistência e acompanhamento são, na sua maioria, executadas no Município, em todas as Unidades da Rede Básica de Saúde e também com programa específico no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Insulina

A distribuição gratuita de insulina é uma das ações específicas do Programa de Acompanhamento de Portadores de Diabetes, cadastrados no SIS (programa informatizado de cadastro dos pacientes) do Ministério da Saúde.

A aquisição da insulina é centralizada no Ministério da Saúde que, por sua vez, a distribui aos Estados e Municípios, por meio do Núcleo Regional de Saúde.

Portanto, a falta de insulina, percebida no final de 2012 e nestes primeiros dias de 2013, em todos os Municípios, não é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, mas do Ministério da Saúde.

O problema vem sendo solucionado e a distribuição de insulina vem gradativamente atendendo à necessária demanda de cada Município.

Para Três Lagoas foram liberados 300 frascos de insulina, nesta terça-feira (8). Logo que tomou conhecimento da liberação, a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, determinou que se providenciasse o transporte imediato desses frascos de insulina, de Campo Grande para Três Lagoas.

Vale destacar também o trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Três Lagoas, com as devidas orientações e encaminhamento às Unidades de Saúde para diagnóstico e tratamento necessário.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação/Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...