31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Disputa por prefeituras atrai nove dos 24 deputados estaduais

27/10/2015 – Atualizado em 27/10/2015

Por: MS Noticias

Marquinhos Trad (PMDB), Mara Caseiro e Márcio Fernandes (PTdoB), Beto Pereira e Felipe Orro (PDT), Amarildo Cruz e Pedro Kemp (PT), Ângelo Guerreiro (PSDB) e José Carlos Barbosinha (PSB) formam, hoje, o time dos nove deputados estaduais que declaradamente assumem o propósito de concorrer às prefeituras nas eleições municipais do próximo ano. Esse grupo poderia ser bem maior se grande parte dos outros 15 eleitos em 2014 não tivesse desistido.

A Prefeitura de Campo Grande é a que mais estimula pré-candidaturas no Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo. Além dos parlamentares que se elegeram com domicílio eleitoral em Campo Grande – casos de Amarildo, Kemp, Fernandes e Marquinhos -, a Capital está na mira dos “estrangeiros”, como estão sendo chamados os deputados que transferiram residência para cumprir uma das exigências ao registro de candidaturas. Mara, Beto e Orro estão nesse bloco.

Hoje, Amarildo Cruz e Mara confirmaram o interesse em disputar prefeitura da Capital. A deputada era moradora de Eldorado, município que governou duas vezes, e fez sua mudança de domicílio eleitoral para Campo Grande no dia 2 de outubro, a data-limite para procedimento. Mara disputará com o colega Márcio Fernandes a preferência do PTdoB para liderar a chapa majoritária.

Amarildo informou que oficializará ao diretório sua vontade de concorrer à indicação do partido. Ele e Kemp são os únicos petistas da Assembleia determinados a entrar no embate sucessório. No PDT, é dada como inevitável a desfiliação de Beto Pereira. Ele confirma ser pré-candidato e aguarda a “hora certa” de mudar de sigla. Felipe Orro já encomendou pesquisas e está em campo procurando viabilizar seu projeto.

Para Marquinhos as chances de tornar exequível sua candidatura ainda dependem da opção partidária. No PMDB, por causa das arestas com o segmento fiel ao ex-governador André Puccinelli, ele desconfia que não contará com a unidade total e teme boicotes a sua candidatura. A saída lógica seria aproveitar a “janela” da reforma eleitoral para trocar de legenda, mas permanecerá no PMDB até o último dia do prazo de transferência, em abril.

Em Dourados, três deputados ensaiaram pré-candidaturas a prefeito. Zé Teixeira abriu mão e já estaria comprometido com a candidatura de Barbosinha. Por sua vez, Renato Pieretti Câmara também saiu desta cena para reforçar o projeto do PMDB de disputar a Prefeitura com o deputado federal Geraldo Resende. Vale observar que Barbosinha e Câmara seriam “estrangeiros” na política sucessória douradense, porque foram prefeitos, respectivamente, de Angélica e Ivinhema.

Ângelo Guerreiro é o pré-candidato consolidado do PSDB em Três Lagoas. E não terá como adversário o colega peemedebista Eduardo Rocha, outro nome pinçado entre os possíveis rivais na disputa de 2016. Rocha não aceitou ser indicado pelo partido para concorrer à sucessão da prefeita e correligionária Márcia Moura.

Também já chegaram a figurar entre possíveis candidatos e não se fixaram nessa condição os deputados Grazielle Machado (PR), Professor Rinaldo (PSDB) e Antonieta Amorim (PMDB), de Campo Grande; e George Takimoto (PDT), de Dourados. Fora de tais especulações estão o presidente da Assembleia, deputado Júnior Mochi, que foi prefeito de Coxim duas vezes; Paulo Corrêa (PR), Lídio Lopes (PEN) e Maurício Picarelli (PMDB), de Campo Grande; Flávio Kayatt (PSDB), ex-prefeito de Ponta Porã; e Onevan de Matos (PSDB), ex-prefeito de Naviraí.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...