22.6 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Disputa por Oscar de melhor animação tem sotaque estrangeiro

Entretenimento – 26/02/2012 – 09:02

Os organizadores do Oscar celebraram na noite de quinta-feira os indicados deste ano para o prêmio de melhor filme de animação. Entre eles, há dois longas não falados em inglês que usam a técnica tradicional de desenho a mão, em uma época em que as imagens de computador dominam essa forma de arte.

Esse é o décimo ano em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dá um Oscar aos filmes de animação e é a primeira vez que dois filmes de língua estrangeira estão entre os indicados: o francês “A Cat in Paris” e o espanhol “Chico & Rita”.

“A Cat in Paris” é um drama policial francês dirigido por Jean-Loup Felicioli e Alain Gangol, e o romance espanhol “Chico & Rita” é de Javier Mariscal e Fernando Trueba.

“Estamos muito surpresos, porque normalmente animação é um mercado americano”, disse Mariscal à Reuters. “É muito estranho que Hollywood tenha assistido ao nosso filme e gostado o bastante dele para indicá-lo.”

Os realizadores dos dois filmes se encontraram com a também diretora indicada ao prêmio Jennifer Suh Nelson, de “Kung Fu Panda 2”. O diretor Chris Miller, de “Gato de Botas”, não compareceu ao evento e o criador de “Rango”, Gore Verbinski, enviou uma mensagem gravada agradecendo à academia.

O ator Patton Oswalt, conhecido do público dos filmes de animação como a voz de Remy, do filme laureado pelo Oscar em 2007 “Ratatouille”, foi o anfitrião do evento.

Foram exibidos clipes dos filmes e Oswalt e membros da plateia fizeram questões centradas principalmente nas histórias e na técnica, em especial sobre a diferença dos filmes feitos à mão, a animação 2D e os gerados por computador.

Mariscal confessou que em geral usa a tecnologia digital, mas para “Chico & Rita” ele e Trueba acharam que o 2D combinava mais com a história do casal de músicos que viaja por clubes de jazz de Havana, Nova York e Las Vegas.

A ausência notável entre os indicados deste ano foi a Pixar Animation, o estúdio que vem dominando a área com filmes animados por computador, como “Up”, assim como “As Aventuras de Tintim”, de Steven Spielberg, também criado com o uso de imagens digitais.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Açougue de supermercado é interditado por vender carne imprópria em Três Lagoas

Operação conjunta da Polícia Civil e Vigilância Sanitária flagrou irregularidades sanitárias graves em estabelecimento no bairro Vila Verde.

Três Lagoas recebe etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 com mais de 3 mil participantes

A cidade de Três Lagoas será palco da primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude do Mato Grosso do Sul 2025, entre os dias...

Força Tática apreende quase meio quilo de maconha com suspeito perto da Rodoviária

Jovem foi abordado após denúncias de ameaças e acabou preso por tráfico de drogas durante a última quinta-feira, 08.