28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Diretrizes reduzem em 31% número de pessoas com autismo

01/03/2014 – Atualizado em 01/03/2014

Correio Do Estado

As novas diretrizes de diagnóstico do transtorno do espectro do autismo, divulgadas em maio do ano passado pela Associação Psiquiátrica Americana, podem reduzir em 31% o número de pacientes com a condição, segundo pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Especialistas afirmam que as mudanças podem deixar milhares de crianças sem diagnóstico, ou seja, sem suporte educacional e apoio social. Os dados são do jornal Daily Mail.

O velho manual incluía três subgrupos na ampla definição de transtorno do espectro do autismo: transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno invasivo do desenvolvimento. A revisão americana elimina esses subgrupos, estabelecendo um leque mais limitado de critérios para o diagnóstico de autismo. No entanto, inclui uma nova categoria, chamada de distúrbio de comunicação social, para diagnosticar pessoas com dificuldades de interação sem outros atributos associados ao autismo.

Ao usar o novo manual, houve uma queda de 22% no número de pessoas diagnosticadas com transtorno autista. Entre as com transtorno invasivo do desenvolvimento, a redução foi de 70%. No entanto, não houve declínio notável no número de pessoas com transtorno de Asperger.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vereador Sargento Rodrigues questiona lentidão de obras na Rodoviária e no bairro Vila Alegre

Empresa responsável pela Etapa 1 no bairro Vila Alegre é a TECMS, com contrato de mais de R$ 15 milhões O vereador Sargento Rodrigues usou...

Fiscalização do transporte escolar em Arapuá gera debate na Câmara

Sargento Rodrigues e vereadores inspecionam ônibus e atestam segurança dos veículos, apesar de relatos de problemas Em uma fala na sessão ordinária da Câmara de...

Ministério Público de MS quer ouvir a população para definir ações dos próximos cinco anos

Consulta pública online recebe sugestões até 30 de setembro para construção do Plano Estratégico 2026-2030