25.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de setembro, 2021

Diretoria de Cultura continua missão de levar música a instituições de TL

Buscando fazer da música um fator terapêutico em instituições de saúde de Três Lagoas, a Diretoria de Cultura, por meio do Núcleo de Música, criou o Projeto Harmonia e Esperança.

O grupo composto pelo maestro Francis David Vidal, no Violino; Viola de Arco (erudita) com o Luis Henrique Macedo; Toni no Acordeom; Elisangela Machado no Violão, Edvaldo Castro no vocal; Rute Ardigo no vocal e Jonh Denner no Violão atua com o objetivo de ser uma mudança positiva na dinâmica de trabalho dos profissionais de saúde e um efeito calmante, ajudando na diminuição do desconforto e até mesmo da dor dos pacientes, promovendo uma melhoria no ambiente hospitalar.

De acordo com a coordenado do Núcleo de Música, Elisangela Machado, “quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção e emoção. Estudos comprovam que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como ‘hormônio do prazer’”, disse.

O repertório musical será previamente selecionado pelos profissionais da música com conteúdo que apresente sensações de alegria, autoestima, comunhão e reflexão, pensando no melhor para o paciente. Também serão incluídas músicas funcionais, regionais, de compositores eruditos, populares, músicas gospel, entre outros estilos.

INSTITUIÇÕES

O projeto Harmonia e Esperança é uma ação voltada para pessoas que frequentem as instituições de saúde como pacientes, familiares e funcionários.

Entre as Instituições que recebem a visita do projeto está o Lar dos idosos, Hospital Nossa senhora auxiliadora, Hospital da CASSEMS, entre outros. A visita é feita com toda a segurança possível. Os músicos vão trajados com itens de segurança tais como touca, máscara e avental para tocar nas alas de internação (com exceção da ala de Covid, a qual os músicos tocam na parte externa), na ala de hemodiálise e oncologia.

As apresentações são realizadas às sextas-Feiras em horários definidos de acordo com a disponibilidade dos músicos e das instituições de saúde.

SERVIÇO

Interessados em ter a visita das músicas em sua instituição falar com a coordenadora, Elisangela, no telefone (67) 99654-2300.

Informações Assessoria de Comunicação

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

Comentários do Facebook