24.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Diretor de asilo é afastado por maus tratos

04/04/2014 – Atualizado em 04/04/2014

Diretor de asilo é afastado por maus tratos e desvio de aposentadoria de idosos

Por: Campo Grande News

Diretores do Asilo Cristão de Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, foram afastados pela Justiça após indícios de maus tratos e desvios dos benefícios previdenciários dos internos. À frente da instituição estava Antonio Luiz Guerreiro Dias.

A decisão é do juiz substituto da 3ª Vara Cível de Ponta Porã, Eguiliell Ricardo da Silva, que acatou Ação Civil Pública dos promotores Eduardo de Araújo Portes Guedes e Gisleine Dal Bó. Com isso, fica determinado, ainda, o prazo de 72 horas para que o município assuma, provisoriamente, a administração do asilo, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Motivadas por denúncias de familiares dos idosos e ex-funcionários do asilo, as investigações da promotoria começaram em setembro do ano passado e apontaram que a estrutura do lugar é “deficiente”, e que os internos não recebem alimentação balanceada e estariam sujeitos a maus tratos.

O trabalhou apontou suspeitas de desvio de verbas públicas, já que o MPE constatou que o Recanto dos Idosos, associação mantenedora do Asilo Cristão, recebia verbas municipais, estaduais e federais, que não seriam revertidas em assistência aos internos. Há possibilidade, ainda, de que a associação tenha sido criada somente com a finalidade de “subvencionar” o asilo.

Com isso, além do afastamento, o juiz determinou também a quebra do sigilo bancário dos idosos, para averiguar se os acolhidos não tiveram suas aposentadorias desviadas.

Asilo Cristão – Aberto em 30 de março de 1961, com sede no bairro da Granja, em Ponta Porã, o Asilo Cristão aponta em sua ata de fundação ser uma instituição que atende “sob todos os aspectos, a velhinhos necessitados em geral”.

Inicialmente, a instituição era administrada pelos fundadores, mas, passou às mãos do “Recanto dos Idosos”, que é presidido por Antonio Luiz Guerreiro Dias.

Foto: Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Defesa Civil de Três Lagoas passa a funcionar em prédio totalmente revitalizado pela SEINTRA

A revitalização incluiu a troca total do telhado, substituição do forro, nova pintura e demais reparos estruturais necessários para garantir a integridade do imóvel.

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.