25.2 C
Três Lagoas
sábado, 14 de março, 2026

Direita lidera preferência política em MS, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto de Pesquisa Resultado para o Correio do Estado mostra que 46,31% dos entrevistados se identificam com a direita ou centro-direita no Estado

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e contratada pelo Grupo Correio do Estado revela que a maioria da população de Mato Grosso do Sul se considera politicamente mais próxima da direita ou da centro-direita.

De acordo com o levantamento, 46,31% dos entrevistados se posicionam nesse campo ideológico, sendo 38,78% identificados com a direita e 7,53% com a centro-direita. Já 14,41% afirmaram se considerar de centro, enquanto 18,24% se identificam com a esquerda ou centro-esquerda, divididos entre 10,71% de esquerda e 7,53% de centro-esquerda. Outros 21,05% disseram não saber ou preferiram não responder.

Quando questionados sobre qual grupo político mais representa suas ideias, 27,7% dos entrevistados afirmaram ser independentes, formando a maior parcela isolada da pesquisa. O levantamento também apontou que 25,64% disseram não se considerar bolsonaristas, mas afirmaram ter maior afinidade com ideias da direita, enquanto 19,77% se declararam bolsonaristas.

No campo oposto, 13,65% disseram não se considerar lulistas, mas demonstraram preferência pelas ideias da esquerda, e 9,57% afirmaram ser lulistas. Outros 4,21% não souberam ou não quiseram responder.

CENÁRIO POLÍTICO NO ESTADO

Para o diretor do Instituto de Pesquisa Resultado, Aruaque Fressato Barbosa, os dados indicam que o ambiente político sul-mato-grossense permanece estruturalmente mais inclinado à direita.

Segundo ele, ao considerar o posicionamento ideológico geral, o bloco de direita e centro-direita soma 46,31%, enquanto esquerda e centro-esquerda reúnem 18,24%, cenário que tende a favorecer candidaturas ligadas ao campo conservador.

O diretor também observa que, quando se analisa a identificação política mais concreta, o grupo formado por bolsonaristas e simpatizantes das ideias da direita chega a 45,41%, enquanto o conjunto de lulistas e simpatizantes das ideias da esquerda soma 23,21%.

Apesar disso, ele destaca a presença significativa de eleitores que não se identificam diretamente com nenhum dos polos políticos. “Isso mostra que o Estado tem uma base majoritariamente inclinada à direita, mas também possui uma parcela relevante de eleitores independentes, que não querem se comprometer com um campo político específico”, avaliou.

A pesquisa foi realizada com 784 entrevistados com 16 anos ou mais, em municípios distribuídos em diferentes regiões do Estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, entre outras cidades.

As localidades pesquisadas representam cerca de 68% do eleitorado sul-mato-grossense, o equivalente a aproximadamente 1,2 milhão de eleitores. O levantamento possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhão carregado com contrabando milionário é interceptado e motorista é preso

Ação do Departamento de Operações de Fronteira interceptou caminhão com cigarros, eletrônicos e roupas durante fiscalização na MS 040

Morre aos 55 anos o radialista e ex-vereador Jotta Leite

Com passagem por rádios de Três Lagoas e atuação política em Castilho, comunicador faleceu após infarto em Corumbá (MS)

Prefeitura anuncia recapeamento em trecho da Av. Aldair Rosa de Oliveira

Obra da SEINTRA deve recuperar cerca de 5,7 mil m² de pavimento e poderá provocar interdições parciais no trânsito