30.9 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Dilma recebe título de doutora na Índia e reforça laços com o país

Geral – 28/03/2012 – 09:03

Presidente, que viajou para reunião com os emergentes, recebeu homenagem hoje

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (28), ao receber o título de doutora honoris causa da Universidade de Nova Déli, na Índia, que tem “certeza” de que indianos e brasileiros serão “chamados” a colaborar nos esforços internacionais para conter a crise econômica e buscar soluções sobre o tema. Segundo ela, Brasil e Índia têm vários aspectos em comum – dos desafios às conquistas.

  • Tenho certeza de que Brasil e Índia serão chamados a desempenhar cada vez mais um papel central na agenda internacional.

Para a presidente, as conquistas dos últimos anos dos dois países reforçam a credibilidade.

Dilma chegou ontem (27) à Índia, onde fica até o dia 31. Ela participa da 4ª Cúpula do Brics – bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. Nas reuniões estarão presentes, além de Dilma, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), Hu Jintao (China), e Dmitri Medvedev (Rússia).

No discurso, Dilma destacou que a Índia e o Brasil têm vários aspectos comuns. Segundo ela, os dois países avançaram nos aspectos econômico e social, mas ainda têm pela frente os desafios de elevar a qualidade de vida da população e combater a pobreza.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Índia aumentou quase dez vezes nos últimos nove anos. O intercâmbio evoluiu de US$ 1 bilhão, em 2003, para US$ 9,28 bilhões em 2011.

O volume do comércio bilateral entre indianos e brasileiros cresceu 20% em comparação com 2010. A Índia passou ocupar a 11ª colocação entre os principais parceiros comerciais do Brasil.

Na comitiva presidencial estão ministros e 110 empresários. A presidenta participará ainda da Conferência Empresarial Brasil–Índia: Nova Fronteira para Oportunidades de Negócios, organizada por autoridades e o setor privado dos dois países.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D da Saúde Inclusiva leva vacinação e exames gratuitos ao Bioparque Pantanal

Mutirão no sábado reúne serviços de saúde, educação e inclusão para a população de Campo Grande Neste sábado (13), das 8h às 18h, o Bioparque...

Amigos celebram aniversário do Padre Cláudio em festa acolhedora na residência da radialista Toninha Campos

A noite desta quinta-feira (11), foi marcada por alegria, fé e confraternização entre os membros da Paróquia Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, localizada...

Foragido há quase 20 anos por tentativa de homicídio contra a esposa é preso em Três Lagoas

Homem condenado pela Justiça de Minas Gerais foi localizado no bairro Jardim das Oliveiras após ação integrada da Polícia Civil Um homem de 49 anos,...