20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Diferença nas fachadas de lojas: ousadia ou exagero?

Geral – 01/09/2012 – 08:09

É impossível passar pela avenida Ceará e não esboçar alguma reação diante do Hotel Ipê. O prédio de três andares tem uma árvore amarela gigantesca na fachada, feita em alvenaria, que se destaca do fundo verde berrante.

Arquiteta contratada para a obra e os dois sócios no empreendimento queriam justamente esse resultado, chamar a atenção. O empresário João Chilante conta que a primeira proposta foi “mais chique”, reproduzir a figura de um ipê em latão. “Mas ficava muito caro e então resolvemos fazer em alvenaria mesmo”, explica.

A copa da árvore deveria ser ainda maior, na opinião do proprietário, mas teve de ser redimensionada para não prejudicar a estrutura do prédio. “Ficou bonito. Nosso medo era não ultrapassar o limite entre o ousado e o ridículo”, avalia.

Na mesma “vibração”, os corredores que levam aos quartos dos hóspedes também são coloridos, seguindo os tons dos ipês floridos, símbolos da cidade. “Em um andar é roxo, em outro as paredes são amarelas e no outro são verdes”, detalha João.

Ele e o sócio José Luis Rodrigues Martins tem outro hotel na saída para Cuiabá, mas não tiveram tanta criatividade no prédio, por ser destinado aos caminhoneiros.

Na Ceará, a coisa foi diferente, a fachada seguiu a linha da arquitetura levantada para ser vista por quem passa de carro. “Hotel tem em todo lugar. Mas quero ver um que seja tão diferenciado”, comenta o dono.

Quando Campo Grande implanta lei contra a poluição visual no Centro, fiquei pensando em qual o limite da criatividade nas fachadas e o que pensa quem vive ao lado desse tipo de empreendimento.

O chaveiro Natalício Marcelino Dias, de 37 anos, viu o hotel ser construído e agora acompanha a reação das pessoas. “Todos os clientes comentam, acham estranho. Ficou muito esquisito”.

Ricardo Leres de Souza, 68, já tem o gosto bem diferente. Adorou a novidade. “Achei tudo lindo porque remete à nossa cultura e é legal valorizar isso”, explica.

Para o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, discutir experiências nas fachadas é assunto que renderia, pelo menos, “5 horas de conversa”, mas lembra que arquitetura tem de ter técnica e conteúdo filosófico. “O que não tem isso, não é arquitetura é edificação”.

Ele não gosta de dividir a impressão entre questão de mau ou bom gosto. Para Ângelo, o conceito óbvio é “bom senso”.

O engenheiro Fernando Madeira também defende a criatividade, porque “se ninguém gostasse de verde, as fábricas não produziriam tinta dessa cor” No caso do hotel, ele acha que a escolha, pelo menos, surtir o efeito esperado. “A Ceará não é em uma rota de hotéis, ele conseguiu o que pretendia, chamar a atenção”.

Outro exemplo é edifício na Euclides da Cunha, rua sofisticada da cidade. Os arquitetos resolveram instalar na portaria uma reprodução da Torre Eiffel enorme, que despertou conclusões diversas.

“Achei brega, exagerado. Chama a atenção demais em uma rua que é tão chique, tão bonita”, diz Juliana Teixeira, que trabalha em uma loja de roupas masculinas, na mesma rua. Já a colega, pensa diferente. “Fico meio cansada de ver tudo igualzinho sabe? Pelo menos esses mais extravagantes têm personalidade”, avalia Karina Fraga.

Para Fernando, o projeto é bacana, com potencial para virar ícone da região. “Tem relação com o nome, com a proposta”, deixa a dica.

Fonte: Campo Grande News / Minamar Júnior

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...