14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Dicas para evitar estresse em cães durante queima de fogos

31/12/2014 – Atualizado em 31/12/2014

Por: Com informações do G1

Com a chegada das comemorações do ano novo, cães e gatos sofrem com a tradicional queima de fogos de artifício, comum nas festas de fim de ano. O barulho dos explosivos causa estresse, pânico e em muitos casos resulta até na morte de animais. Tudo porque eles têm o sistema auditivo mais sensível que o dos humanos.

Segundo o veterinário Jorge Cruz, é nesse período que as clínicas recebem um maior número de animais que apresentam sintomas de euforia, nervosismo e sensibilidade causados pela barulho dos fogos.

“Eu chego a atender de quatro a seis ocorrências deste tipo no fim de ano. A maioria ocorre em cães, de pequeno porte, que andam no interior das casas e convivem com as pessoas como se fossem da família”, falou.

O som incomoda os cães porque eles têm a audição mais potente que a dos humanos, de acordo com o especialista. Ele acrescenta que muitas vezes a própria euforia dos donos pode causar a sensação de agitação no animal.

Além dos cães, o veterinário explica que o problema também atinge gatos e aves de estimação.
“Infelizmente, as aves sofrem desorientação com esses sons e por conta do susto se deslocam sem rumo, chegando a se machucar. No caso dos gatos, eles tendem a se isolar e fogem com mais facilidade”, reforçou o veterinário.

Dicas

Para proteger seu animal na hora da queima de fogos, a primeira dica dada por Jorge Cruz é deixá-lo em local fechado, onde o som é mais abafado e haja espaço para ele se esconder. Também não é recomendado deixá-los sozinhos nesta hora.

Protetores de ouvido também são indicados e podem ser comprados em lojas especializadas. Outra alternativa para os donos é usar um tampão que pode ser feito com algodão embebido com solução otológica, que pode ser comprada em pet shops.

O passeio e as caminhadas com o animal de estimação feitos regularmente podem deixá-los mais relaxados. Música e prática de exercícios também ajudam.

O especialista diz que o uso de calmantes naturais, conhecidos como florais, são outra alternativa para relaxar o animal. O produto pode ser comprado em farmácias de manipulação e a dosagem do relaxante precisa ser dada após a orientação de um veterinário.

Foto: Renata Assumpção

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...