15/07/2016 – Atualizado em 15/07/2016
Por: Lucas Gustavo
Esquecido pela administração de Três Lagoas, o aposentado Ivanildo Mariano, de 54 anos, luta, a cada dia, pela sobrevivência. Há dois meses, ele recebeu o diagnóstico positivo de leishmaniose e, até hoje, sofre com quadro. Não bastando as complicações da doença, o que mais revolta o homem é o descaso que, segundo ele, recebe da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta sexta-feira (15), a reportagem da Rádio Caçula esteve no endereço de Ivanildo. Ele é morador da rua João Gonçalves, no bairro Vila Nova. O caso foi destacado ao vivo na emissora. Ontem (14), a apresentadora Toninha Campos visitou o aposentado e se comoveu com a situação desumana que ele se encontra. A condição financeira da família é bem crítica.
Sem poder andar, o homem se locomove em uma cadeira de rodas. Por estar bastante debilitado, ele não conseguiu dar entrevista, mas sua cuidadora, Cristina Souza, explicou o caso aos ouvintes. De acordo com a mulher, além da leishmaniose, Ivanildo tem diabetes e já ficou em coma, por duas vezes, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os problemas deixaram diversas sequelas no morador.
Segundo Cristina, o aposentado faz uso de uma sonda urinária e o tubo precisar ser substituído três vezes ao dia. Esse procedimento deve ser realizado por um profissional de saúde. Ontem, a cuidadora esteve no posto ‘’Miguel Nunes’’, do bairro Vila Nova e, em contato com a enfermeira identificada, até o momento, apenas como Miriam, pediu auxílio.
Conforme a mulher, a funcionária respondeu que nenhum servidor poderia atender Ivanildo e sugeriu que ele próprio trocasse a sonda. A atitude da enfermeira revoltou Cristina. ‘’Isso é um descaso. Não temos veículo nem condições de transportá-lo ao posto. Ele precisa de um cuidado domiciliar por parte do município. Enquanto isso, a prefeita Marcia Moura diz que a saúde aqui é referência’’, desabafou a cuidadora.
Ao vivo, Toninha Campos orientou que a família de Ivanildo denunciasse o caso às autoridades. ‘’Não vamos ‘arredar o pé’ enquanto esse homem não tiver um tratamento digno. Se nada for feito, os parentes dele devem entrar na Defensoria Pública contra a prefeitura’’, destacou a apresentadora.
Ainda durante a manhã, a reportagem se dirigiu até o posto de saúde em busca de esclarecimentos sobre o paciente. Uma das atendentes informou que a enfermeira estava ocupada e que, na segunda-feira, entrará em contato com a rádio.
Toninha Campos, acompanhada da repórter Ana Carolina Kozara, compareceu no prédio da prefeitura, onde a Secretaria de Saúde está instalada e expôs a situação. Em seguida, uma funcionária ligou no na unidade do Vila Nova e garantiu que hoje a tarde uma enfermeira irá até a casa de Ivanildo averiguar seu estado.
A reportagem da Rádio Caçula continuará a acompanhar o caso e novas matérias serão publicadas conforme outras apurações.



