25.9 C
Três Lagoas
sábado, 1 de novembro, 2025

Dia Nacional do Futebol, mulheres em TL já quebravam tabu nos anos 50

Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho. O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil. O país é muito conhecido pela qualidade de seus jogadores e times, que frequentemente disputam competições mundiais. Apesar da sua popularidade entre os brasileiros, o futebol nasceu na Inglaterra em 1863 e foi introduzido oficialmente como esporte no Brasil por Charles Miller, em 1894.

Nos anos 50, foi formado o time de futebol feminino Esporte Clube Noroeste em Três Lagoas. O time realizava seus treinos no estádio da ADEN, sob o comando do técnico Barbosinha. Algumas das jogadoras que fizeram parte dessa história foram a professora Neli Scaransi, Marlene Rocha Botan (que atuava como goleira), a professora Nely Lopes Ferreira e a senhora Ordália Camargo.

Origem do Dia Nacional do Futebol

Esta data foi escolhida e criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976. O objetivo era homenagear um time do Rio Grande do Sul, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Esse foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil e é o clube há mais tempo em atividade no país.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestores municipais de cultura se reúnem em seminário para fortalecer a economia criativa em MS

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o seminário reforça o compromisso do Governo do Estado em promover políticas públicas que gerem impacto social e econômico.

Ceasa de MS impulsiona negócios de frutas e verduras em todo o Estado

Os preços, a qualidade e o frescor dos produtos da Ceasa/MS atraem empresários de todo o Estado

Prêmio de Inovação fortalece o serviço público fomentando soluções criativas e sustentáveis

As inscrições deste ano bateram recorde histórico desde a primeira edição, em 2016, com um crescimento expressivo em relação aos 185 trabalhos apresentados no ano passado.