21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de abril, 2026

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: OMS alerta sobre baixo financiamento e inovações no combate à doença

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, nesta segunda-feira (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o baixo financiamento para prevenção e tratamento da doença, o que ameaça milhões de vidas. Em 2023, 10,8 milhões de pessoas foram infectadas pela Mycobacterium tuberculosis, e 1,25 milhão morreram devido à doença. A tuberculose, apesar de prevenível e tratável, continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo, com graves consequências sanitárias, sociais e econômicas.

Nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) registrou 342 mil casos de tuberculose em 2023, com 35 mil mortes, além de 76 mil casos não diagnosticados ou tratados. A campanha global deste ano tem o tema “Sim! Podemos acabar com a Tuberculose! Compromisso, Investimento, Resultados”, enfatizando a urgência de ações mais eficazes.

Embora o progresso ainda seja insuficiente, a Opas destaca inovações como radiologia digital com inteligência artificial, testes moleculares rápidos e tratamentos orais mais curtos, que oferecem esperança para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença. A organização defende que, com compromisso e colaboração, é possível avançar rumo à eliminação da tuberculose e salvar vidas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e muda o tempo em Três Lagoas nesta quarta-feira

Previsão indica chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas na região

Ladrão é preso horas após roubo com faca no Centro de Três Lagoas

Ação rápida identificou suspeito pelas imagens de câmeras de segurança e recuperou bicicleta da vítima

Corpo de jovem desaparecido é encontrado após buscas em área rural de Água Clara

Guilherme Henrique dos Anjos, de 23 anos estava desaparecido desde domingo, quando foi visto próximo à um ribeirão