23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de março, 2026

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: OMS alerta sobre baixo financiamento e inovações no combate à doença

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, nesta segunda-feira (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o baixo financiamento para prevenção e tratamento da doença, o que ameaça milhões de vidas. Em 2023, 10,8 milhões de pessoas foram infectadas pela Mycobacterium tuberculosis, e 1,25 milhão morreram devido à doença. A tuberculose, apesar de prevenível e tratável, continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo, com graves consequências sanitárias, sociais e econômicas.

Nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) registrou 342 mil casos de tuberculose em 2023, com 35 mil mortes, além de 76 mil casos não diagnosticados ou tratados. A campanha global deste ano tem o tema “Sim! Podemos acabar com a Tuberculose! Compromisso, Investimento, Resultados”, enfatizando a urgência de ações mais eficazes.

Embora o progresso ainda seja insuficiente, a Opas destaca inovações como radiologia digital com inteligência artificial, testes moleculares rápidos e tratamentos orais mais curtos, que oferecem esperança para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença. A organização defende que, com compromisso e colaboração, é possível avançar rumo à eliminação da tuberculose e salvar vidas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ação rápida termina com dois foragidos presos em menos de duas horas em Três Lagoas

Ocorrências registradas nos bairros São João e Jardim das Acácias resultaram na captura de procurados pela Justiça durante patrulhamento nesta quarta-feira

Comboio do contrabando é interceptado após fuga em Brasilândia

Veículos carregados com mercadorias ilegais do Paraguai tentaram escapar durante patrulhamento, mas parte da carga foi apreendida pela polícia

Gerente de exames do DETRAN explica mudanças no exame de direção em MS

Lina Zeinab detalhou sobre as mudanças nas regras do exame prático e falou sobre o aumento nas aprovações de candidatos no estado