27.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de setembro, 2025

Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado com caminhada na Capital

Geral – 20/03/2012 – 10:03

Nesta Quarta (21) é o Dia Internacional da Síndrome de Down, e para comemorar a data a Sociedade Educacional Juliano Varela, promove a 1ª Caminhada Internacional da Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul.

A concentração será amanhã às 8h, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho. Os cerca de 150 alunos da escola irão percorrer a 14 de Julho, até a Rua Barão do Rio Branco, e depois seguir à Praça do Rádio Clube, onde irão demonstrar as habilidades aprendidas na escola, como a capoeira, dança, e a apresentação da banda (fanfarra). A ideia é apresentar à sociedade as potencialidades e qualidades das pessoas especiais.

Surgimento da Sociedade Educacional Juliano Varela

Em 19/12/1991, nasceu Juliano Fernandes Varela, com a Síndrome de Down, filho de Carlos Varela e Maria Lucia Nogueira Fernandes Varela, que tiveram total apoio de suas famílias e dos amigos, Dr. Marcelo Miranda Soares, sua esposa Mariíta Cançado Soares e seus filhos, em especial o padrinho de Juliano, Paulo Eduardo Cançado Soares, que financiaram os atendimentos de Estimulação Precoce na Clínica de Reabilitação Dr. Veras, no Rio de Janeiro, e após 2 anos, em 1994, fundaram a Sociedade Educacional Juliano Varela.

Atualmente, a Associação atende a 157 alunos, com o objetivo de desenvolver a pessoa com Síndrome de Down favorecendo sua inclusão junto à sociedade. A Sociedade é uma instituição filantrópica, possui convênios com órgãos públicos e privados, recebe doações de empresas e pessoas físicas, sua diretoria é formada por pais de alunos da “Escola de Desenvolvimento Especial Juliano F. Varela”.

A Juliano Varela atende aos bebês com Síndrome de Down, oferecendo atendimento clínico nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e apoio psicológico à família. O objetivo do trabalho, que acontece de forma semanal, é o de estimular o desenvolvimento motor global, inibir os reflexos, orientar na alimentação, auxiliar no desenvolvimento da fala e linguagem, sempre pensando em diminuir o atraso decorrente da Síndrome de Down e favorecer a independência.

O programa se estende da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e Educação Profissional com a Formação Continuada de Trabalhadores. A Proposta Pedagógica oferece aulas de Artes, Educação Física, Atividades Pedagógicas, utilizando diversos estímulos, sempre com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de todos os alunos com Síndrome de Down e tornar real a inclusão social.

Fonte: Assessoria / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alfabetização de adultos pode aumentar renda em até 16%, aponta estudo

Pesquisa inédita revela impacto da EJA na renda de alunos A educação de jovens e adultos (EJA) tem impacto positivo direto na renda, ocupação e formalização no mercado...

Motociclista morre após grave acidente em Três Lagoas

Colisão na Rua Antônio Estevam Leal resulta em socorro pelo SAMU; vítima não resiste aos ferimentos Na noite de terça-feira (9), na Rua Antônio Estevam...

IPCA fecha agosto com deflação de 0,11%, puxado por queda na conta de luz

Inflação acumula 5,13% em 12 meses e segue acima da meta do governo