08/03/2016 – Atualizado em 08/03/2016
Dia internacional da mulher – Homenagem da Rádio Caçula
Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula
No dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, data esta adotada pelas Nações Unidas em 1977 para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
A luta pela igualdade feminina na sociedade começou há muitos anos e foi marcada pela tragédia ocorrida em 1911 quando um incêndio em uma tecelagem Russa matou 146 trabalhadores, em sua maioria costureiras que lutavam pela igualdade salarial, mas foi só em 1917 após uma greve realizada pelas trabalhadoras russas que se manifestavam pela melhoria das condições de trabalho e que o cenário começou a mudar.
A ideia de celebrar um dia em homenagem às mulheres já havia surgido na Europa e nos Estados Unidos, porem apenas em 1977 as Nações Unidas adotou o dia 8 de março para comemorar a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto.
O trabalho feminino em busca do respeito, direitos iguais, felicidade e segurança é uma caminhada começou há décadas atrás e se renova a cada dia.
O poder da mulher não esta em sua beleza ou encanto feminino, a sua força esta em seu caráter, em seu coração e em sua determinação de se desdobrar e ser muitas em uma só pessoa. A mãe, a filha, a amiga a companheira, a trabalhadora a guerreira.
Uma mulher não é mais ou menos por ser mulher, e tem o poder de ser tudo aquilo que quiser, basta que lute para isso.
E todos sabemos que quando uma mulher coloca uma ideia na cabeça sua força para concretizar é mais forte que todo poder do universo!
