33.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Dia dos Pais deve movimentar quase R$ 350 milhões em MS

Pesquisa foi realizada pelo Sistema Fecomércio/MS e pelo SEBRAE/MS e divulgada nesta segunda-feira, 15.

A recente pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS) e Sebrae/MS, divulgada nesta segunda-feira, 15, revelou que o comércio de Mato Grosso do Sul deve movimentar cerca de R$ 349,88 milhões na economia do Estado durante o período do Dia dos Pais. Desse montante, R$ 148,30 milhões serão destinados à compra de presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 24 e 29 de junho em oito municípios do Estado: Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Coxim, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas. Os resultados indicam que as compras de presentes e as comemorações serão 7% mais tímidas em comparação ao ano passado, com um gasto médio total estimado em R$ 412,97 por consumidor. Entre os entrevistados, 50,23% afirmaram que pretendem presentear os pais ou alguma figura paterna.

Em Três Lagoas, segundo a pesquisa, 48,31% vão escolher presentear na data, número menor que em 2023, que foi de 53,93%. Já 66,96% dos três-lagoenses optaram por comemorar no Dia dos Pais, número maior de 2023, que foi de 62,17%. Em relação aos gastos, a média de valor gasto com os presentes fica na casa de R$ 192,06, e com comemorações, pretendem gastar aproximadamente R$ 214,38.

Segundo Edison Araújo, presidente do Sistema Fecomércio MS, os empresários devem estar atentos ao comportamento dos consumidores. A pesquisa destaca que 54% dos entrevistados buscam qualidade nos produtos, enquanto 27% vão optar pelo presente preferido do homenageado. Araújo enfatiza a importância de um atendimento assertivo desde o momento em que o cliente entra na loja até o pós-venda.

A economista do IPF MS, Regiane Dedé de Oliveira, observa que a forma de pagamento é um aspecto crucial nas vendas, com 64% dos entrevistados preferindo pagar à vista com desconto. Ela sugere que este é um momento ideal para criar conexões com os clientes, fidelizá-los e apresentar diversas opções, especialmente considerando que 86% dos consumidores pretendem fazer suas compras presencialmente.

Entre os que vão presentear, as roupas lideram as preferências (42%), seguidas por perfumes e cosméticos (24%) e calçados (21%). Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, destaca que a data representa uma excelente oportunidade para os empresários aumentarem suas receitas e fortalecerem a economia local. Ele aconselha que a preparação para o período comece semanas antes, com os comerciantes atentos às tendências e desejos dos consumidores.

Maciel também sugere estratégias como pacotes promocionais, descontos em produtos populares e a criação de pacotes de experiências para atrair clientes. A pesquisa revela ainda que 87% dos entrevistados planejam comemorar a data e preparar uma refeição especial, indicando uma tendência de celebração familiar.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacinação contra a covid também protege o coração, aponta consenso europeu

Documento reforça eficácia da imunização na prevenção da covid longa e de complicações cardiovasculares associadas ao vírus

Motorista bêbado provoca acidente fatal em Três Lagoas

Elizabeth da Silva Costa, de 54 anos, lutou por quase 30 dias no hospital, mas não resistiu aos ferimentos após ser atropelada por um...

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (18)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...