20/09/2016 – Atualizado em 20/09/2016
20 de Setembro, Dia do Gaúcho, em 1835 tropas farroupilhas marchavam sobre Porto Alegre
Feriado estadual comemora a Revolução Farroupilha.
Por: Karime Marques
Hoje, (20), é feriado no Rio Grande do Sul. O Dia do Gaúcho é uma homenagem a um dos fatos históricos mais importantes para o estado: a Revolução Farroupilha, em 20 de Setembro de 1835.
Para entender sobre essa revolução, precisamos voltar na história e entender o que acontecia naquele momento. Segundo o site História Livre, no dia 20 de setembro de 1835 tropas farroupilhas marcham sobre Porto Alegre, tomando o poder da cidade. No dia seguinte Bento Gonçalves, líder do levante, entrou triunfante na capital. Bento deu posse ao vice-presidente da província, Marciano Ribeiro, e acalmou a população declarando: “Em nossas mãos, a oliveira substitui a espada”.
Alguns dias depois praticamente todo o estado estava em mãos farroupilhas. Somente as cidades de Rio Pardo, São Gabriel e Rio Grande ficaram em poder do Império. No dia 15 de julho de 1836, os imperialistas reconquistaram Porto Alegre. Bento Gonçalves, líder dos farrapos, tentou a reconquista da capital mas foi frustrado após três horas de luta.
A perda de Porto Alegre foi uma derrota decisiva, pois a capital nunca seria reconquistada pelos revolucionários. Em 09 de setembro de 1836, ocorreu a primeira grande batalha. Antônio de Souza Netto, a figura mais respeitada das forças farroupilhas depois de Bento Gonçalves, venceu as tropas imperiais na Batalha do Seival. A vitória foi tão entusiasmante, que Netto, instigado pelos republicanos radicais, proclamou a República Rio-Grandense. A decisão emancipava o estado gaúcho do restante do Brasil. A medida deu novos rumos ao levante, configurando o caráter revolucionário do movimento farroupilha.
De acordo com Alcy Cheuiche, – escritor brasileiro, nascido em Pelotas-RS – a palavra farroupilha, contrariando a crença central, não veio do Rio Grande do Sul e sim no Rio de Janeiro. Farrapos ou farroupilhas foram chamados todos os que se revoltaram contra o governo imperial e que culminou com a Proclamação da República Gaúcha.
