26.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de abril, 2026

Dia de Erradicação do Trabalho Infantil é lembrado com brincadeiras promovidas pelos Programas Sociais de Três Lagoas

12/06/2017 14h58

Ação contou com a participação de mais de 150 crianças e adolescentes de diversos Programas Sociais promovidos pela Prefeitura de Três Lagoas

Por: Assessoria de Imprensa

Hoje, 12 de junho de 2017, é lembrado o Dia Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou no Núcleo de Inclusão Produtiva, uma ação com a participação de cerca de 150 crianças e adolescente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) referenciados aos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Três Lagoas, que contou com contação de histórias e brincadeiras variadas.

Para a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Gina Marta Sales Barbosa, essa ação é muito importante para sensibilizar e mobilizar a população sobre a importância de erradicar o trabalho infantil. “Uma criança que tem a obrigação de trabalhar perde a infância e com isso interrompe o delicado processo de desenvolvimento social e intelectual”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli, disse que o evento vem ressaltar a importância de a criança brincar e, com isso, aprender. “Uma criança aprende mais brincando, com atividades lúdicas e em grupo, por isso que o trabalho infantil é tão prejudicial ao seu desenvolvimento, pois interrompe esse momento e a transforma em um adulto muito cedo, pulando etapas”, enfatizou.

PARTICIPAÇÃO

Com a participação do Programa Pelotão Mirim, Programa Bombeiro do Amanhã, CRASE Lata, Banda Marcial Cristo Redentor, Programa Florestinha, Programa Colo de Mãe e CRAS, a ação teve contação de história promovida pelo Grupo de Teatro Identidade da UFMS e diversas brincadeiras tradicionais.

SOBRE O PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) teve início, em 1996, como ação do Governo Federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para combater o trabalho de crianças em carvoarias da região de Três Lagoas (MS). Sua cobertura foi, em seguida, ampliada para alcançar progressivamente todo o país num esforço do Estado Brasileiro para implantação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, atendendo as demandas da sociedade, articuladas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

HISTÓRICO: Senado rejeita a indicação feita por Lula para o Supremo Tribunal Federal

Imagem: Agência Brasil O Senado Federal rejeitou a indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).  A votação secreta foi...

Autor de feminicídio em velório pega mais de 33 anos de prisão em Três Lagoas

Julgamento durou mais de 5 horas, réu ficou em silêncio e Justiça destacou frieza do crime para fixar pena em regime fechado

Caso Gilvanda: Acusado de matar ex em velório se cala em depoimento

Pedro Henrique Amaral, réu por feminicídio e tentativa de homicídio, optou por não responder perguntas no Tribunal do Júri nesta quarta-feira, 29