22/07/2013 – Atualizado em 22/07/2013
Por: Assessoria Sindicato Rural
O presidente do Sindicato Rural, Pascoal Secco, participou no sábado, 20 de julho, do dia de campo, NP Nelore, que ocorreu na fazenda União. Segundo a organização do evento, aproximadamente 200 pessoas de diversos Estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, entre outros, vieram compartilhar informações e resultados que irão sem dúvida ajudar o pecuarista nas tomadas de decisões quando o assunto é gado Nelore.
O dia de campo – NP Nelore teve como objetivo principal mostrar o melhoramento do gado utilizando o programa da DeltaGen, antiga Conexão Delta G, com o objetivo de formar um rebanho de fêmeas onde pudessem obter machos e fêmeas eficientes no sistema de produção. Para o pecuarista e idealizador do evento, Ney Padilha, “o resultado foi ótimo e depois de 6 anos temos a segurança e o prazer de ofertar nossa produção de touros planejados para a região”.
Pascoal Secco, participou do ciclo de palestra e diz que o case de sucesso como o da fazenda União, deve ser divulgado e servir de exemplo para os pecuaristas. “O Ney soube trabalhar muito bem com todos os processos amparado por uma equipe técnica. Sem dúvida o resultado foi satisfatório . É um orgulho para Mato Grosso do Sul, em especial Três Lagoas, poder ver um pecuarista aplicando todas as técnicas para melhorar o seu rebanho e conseguindo resultados satisfatórios”, conclui.
Os pecuaristas tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez, uma reserva de 60 touros, todos com avaliação genômica e já experimentados e prontos para trabalhar. Na ocasião houve também a Loja Nelore, um local de comercialização de touros e venda especial de fêmeas, novilhas precoces e prenhez aos 18 meses.
Palestras
O dia de campo seguiu uma programação de muito estudo e compartilhamento de informações. Uma equipe técnica formada por veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, passaram todos os processos e os números alcançados durante a pesquisa.
A primeira palestra foi com o zootecnista Rogério Coan. O palestrante abordou as “estratégias de intensificação para a pecuária produtiva”. “O Brasil está retomando ao abate Bovino. Isso sem dúvida irá aumentar a exportação e existe uma demanda por carne de boa qualidade e melhorada. Temos muito espaço ainda para a pecuária, porém, a utilização de técnicas de melhoramento, como a da fazenda União, mostram esses resultados” ressalta Coan.
A sustentabilidade foi um assunto bastante abordado em sua palestra. “Não podemos esquecer que os custos da produção têm aumentado muito nos últimos tempos, todavia, trabalhar com sustentabilidade é uma boa saída. As terras do Mato Grosso do Sul valorizaram e temos uma mudança de cenário. Precisamos pensar em tudo do melhor, um exemplo é o confinamento estratégico”, fala Rogério.
Pontos como corrigir e adubar pequenas áreas, o descanso maior das áreas degradadas, controle de invasoras, redução de ciclo de produção e genética foram trabalhados durante a palestra.
A questão genética, que fez com que a fazenda União e o sistema NP Nelore tivessem ótimos resultados, foi apresentado pela equipe técnica. Para os pesquisadores, “o que fez com que esse estudo fosse concluído com resultado, foi o melhoramento genético”.
O evento teve o apoio da Delta Gen e patrocínio da Alvorada Produtos Agropecuários e Zoomix.Pontos como corrigir e adubar pequenas áreas, o descanso maior das áreas degradadas, controle de invasoras, redução de ciclo de produção e genética foram trabalhados durante a palestra.
A questão genética, que fez com que a fazenda União e o sistema NP Nelore tivessem ótimos resultados, foi apresentado pela equipe técnica. Para os pesquisadores, “o que fez com que esse estudo fosse concluído com resultado, foi o melhoramento genético”.
O evento teve o apoio da Delta Gen e patrocínio da Alvorada Produtos Agropecuários e Zoomix.

-
Content section component
-