26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Dia da Bandeira Haitiana é comemorado em evento na Praça Senador Ramez Tebet

21/05/2018 10h24

Estima-se que, em Três Lagoas, residam cerca de 800 haitianos.

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na noite da última sexta-feira (18), na Praça Senador Ramez Tebet, uma solenidade alusiva ao Dia da Bandeira Haitiana.

Segundo a Diretoria de Cultura, aproximadamente 300 pessoas participaram do evento que contou com a degustação de comidas haitianas como arroz com feijão preto, banana frita, frango frito e salada com cenoura e repolho. Também aconteceu uma exposição de telas pintadas no Haiti, declamação de poesia, do hino do Haiti, músicas, todos no idioma haitiano.

Apresentações de dança e capoeira também estavam entre as atividades, que contou com a participação de 30 haitianos e da parceria do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Presidente da Associação para o Avanço dos Migrantes Haitianos em Três Lagoas (ALMATH), Júnior Juste, se disse agradecido pela parceria e apoio da Prefeitura e dos três-lagoenses que acolhem diariamente os 800 haitianos que residem na cidade.

Durante o evento, um mapa do Haiti foi impresso, em parceria com a UFMS, e exposto para que os haitianos pudessem mostrar aos participantes, onde moravam. Em Três Lagoas, o bairro em que mais concentra haitiano é o Novo Alvorada.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão