Geral – 07/12/2012 – 12:12
A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho está comemorando nesta sexta-feira (7) um Bazar Social, com doação de roupas para famílias e pessoas que necessitam. A ação é para comemorar o Dia Nacional da Assistência Social junto à população. O evento será realizado a partir das 9 horas no Crase Coração de Mãe.O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas.
Em 1993, um movimento nacional envolvendo gestores municipais, estaduais e organizações não governamentais,Governo Federal e representantes no Congresso aprovou a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).Com a LOAS, teve início um processo de construção da gestão pública e participativa da assistência social, que passou a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado. Hoje também é comemorado o Dia Nacional da Assistência Social, instituído em 5 de agosto de 2005 pela Lei nº 11.162 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A partir da aprovação da Loas, a assistência social ganhou um conjunto de normas que possibilitam a universalização do atendimento. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) implementa os artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988, que estabelecem que a assistência social será prestada “a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”. A Assistência Social integra, juntamente com Saúde e Previdência Social, o tripé da Seguridade Social. Desta forma, as iniciativas de atendimento à população pobre deixam o campo do voluntarismo e passam a ser um direito do cidadão.
O trabalho como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Fonte: Da Redação