26.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Dezembro de 2024: Presidente da Petrobras confirma retomada de obras da UFN3

Jean Paul Prates relatou que os trabalhos sejam finalizados, e a fabrica comece a operar, reduzindo em aproximadamente 15% da dependência brasileira dos nitrogenados até o fim de 2028.

Parece que a novela terá um final feliz: A obra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) de Três Lagoas pode ter uma data para sua retomada, isso segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Segundo ele, o processo de licitação para a conclusão da obra da unidade deverá se iniciar em dezembro deste ano, onde a meta é que os trabalhos sejam finalizados, e que a fábrica comece a operar até o fim do ano de 2028. A obra, conforme Jean Paul, precisa de uma injeção de investimentos na casa dos R$ 5 bilhões para ser terminada, com a decisão amparada por um estudo técnico de viabilidade financeira, onde apontou que a estatal tem a necessidade de retornar ao setor de fertilizantes.

Com aproximadamente 81% da obra realizada, a construção da UFN3 foi paralisada em 2014 após o consórcio responsável – formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia romper o contrato do projeto, deixando um prejuízo na casa dos R$ 36 milhões na época. Dívida essa, que nunca foi quitada, mesmo com tratativas e ações judiciais.

A obra foi colocada à venda em setembro de 2017 pela Petrobras, alegando que não tinha mais interesse em seguir no seguimento; em 2022, o grupo russo Acron chegou a manifestar interesse na compra da planta, porém o processo acabou fracassando pelo fato da empresa querer rebaixar a fábrica para uma misturadora de fertilizantes, condição essa recusada pelo Governo do Estado. Finalizada, a obra vai diminuir em aproximadamente 15% da dependência brasileira dos nitrogenados.

A retomada das obras da UFN3 esteve listada pelo Governo Federal como um “estudo” na lista de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), chegando a ser incluída no programa em uma cerimônia, no dia 11 de agosto de 2023, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB). A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, que era prefeita de Três Lagoas na época das obras, acompanha todo o processo de perto, chegando a ter a expectativa de que uma comitiva presidencial visitasse a obra, mas sem sucesso.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...