24/06/2014 – Atualizado em 24/06/2014
Devotos participam do tradicional Banho de São João em Corumbá
Ritual em comemoração ao dia do santo faz parte do Arraial do município.
Festa teve procissão com andores até as águas do Rio Paraguai.
Por: G1
O dia de São João Batista é comemorado nesta terça-feira (24). Em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, todos os anos os devotos fazem festa para celebrar o santo justiceiro, que termina com o tradicional banho de São João, na prainha do município, nas águas do rio Paraguai.
A homenagem a São João dura todo o mês de junho, começando com uma novena. Quem precisa de alguma graça faz os pedidos, que são amarrados em fitas vermelhas que compõem os andores que carregam a imagem do santo.
Com o mastro em homenagem ao santo erguido e a fogueira acesa, os fiéis se preparam para a procissão, com muita música e orações para celebrar.
O destino da procissão é o Porto Geral de Corumbá, que todos os anos é palco do Arraial de São João. Na descida da ladeira Cunha e Cruz, quando os andores se encontram, há um ritual de saudação, além de devotos que passam embaixo dos andores.
A tradição diz que a pessoa que passa por baixo de sete andores diferentes casa. Mesmo quem já é casado faz questão de seguir a tradição.
Na prainha, os devotos se unem aos visitantes para banhar a imagem de São João Batista. O ato representa o batismo do santo.
Na casa da festeira Lucila Alvarez, a festa começou a ser preparada às 7h (de MS) de segunda-feira (23) e o começo da noite foi marcado pelos fogos. Em 2014, ela aproveitou para comemorar também a vitória do Brasil no jogo da Copa do Mundo. O ritual é seguido para agradecer e louvar São João. “Para purificar, todo mundo com energia positiva para o próximo ano”, disse.
