26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Devotos participam do tradicional Banho de São João

24/06/2014 – Atualizado em 24/06/2014

Devotos participam do tradicional Banho de São João em Corumbá

Ritual em comemoração ao dia do santo faz parte do Arraial do município.

Festa teve procissão com andores até as águas do Rio Paraguai.

Por: G1

O dia de São João Batista é comemorado nesta terça-feira (24). Em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, todos os anos os devotos fazem festa para celebrar o santo justiceiro, que termina com o tradicional banho de São João, na prainha do município, nas águas do rio Paraguai.

A homenagem a São João dura todo o mês de junho, começando com uma novena. Quem precisa de alguma graça faz os pedidos, que são amarrados em fitas vermelhas que compõem os andores que carregam a imagem do santo.

Com o mastro em homenagem ao santo erguido e a fogueira acesa, os fiéis se preparam para a procissão, com muita música e orações para celebrar.

O destino da procissão é o Porto Geral de Corumbá, que todos os anos é palco do Arraial de São João. Na descida da ladeira Cunha e Cruz, quando os andores se encontram, há um ritual de saudação, além de devotos que passam embaixo dos andores.

A tradição diz que a pessoa que passa por baixo de sete andores diferentes casa. Mesmo quem já é casado faz questão de seguir a tradição.

Na prainha, os devotos se unem aos visitantes para banhar a imagem de São João Batista. O ato representa o batismo do santo.

Na casa da festeira Lucila Alvarez, a festa começou a ser preparada às 7h (de MS) de segunda-feira (23) e o começo da noite foi marcado pelos fogos. Em 2014, ela aproveitou para comemorar também a vitória do Brasil no jogo da Copa do Mundo. O ritual é seguido para agradecer e louvar São João. “Para purificar, todo mundo com energia positiva para o próximo ano”, disse.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comerciantes do Centro denunciam ameaças e danos após confusões envolvendo criança em Três Lagoas

Menor teria ameaçado funcionárias com estilete, tentado levar produtos e causado transtornos em estabelecimentos

Vigilância Sanitária alerta para riscos de canetas emagrecedoras irregulares em MS

Matheus Moreira Pirollo alertou sobre os riscos da automedicação, além das mortes em investigação e o combate ao comércio clandestino

Vereadores antecipam sessão e aprovam Seminário para tratar de programa estadual de regularização fiscal

Pauta da sessão inclui ainda indicações para representantes da administração municipal