32.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de abril, 2026

Detran-MS cria inteligência artificial que rastreia indícios de fraudes nos sistemas

Seguindo o pilar de Governo Digital, com inovação, segurança e modernidade para os serviços oferecidos ao cidadão, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) desenvolveu Inteligência Artificial para atuar de forma antecipada e preventiva no rastreio de possíveis atos ilícitos e fraudes que possam ser cometidas por agentes internos ou externos. 

O Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS, é uma ferramenta criada para monitorar 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. A ferramenta de inteligência monitora os sistemas e analisa padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos. 

A ferramenta possui filtros que avançam de Mato Grosso do Sul, para municípios, agências e por servidor responsável que deixa sua digital quando autoriza os serviços por meio de sua senha pessoal. 

O MAC Detran-MS é operado por técnicos que integram um núcleo de inteligência, que monitora essas operações de risco, analisa os dados e, se necessário, gera relatórios detalhados para a apuração das áreas competentes.  

“É uma ferramenta inédita, de gestão de risco que fará um trabalho de proatividade, monitorando todas as operações realizadas nos sistemas do Detran-MS, mostrando alterações de rotinas e desvio de padrões de comportamento. Dessa forma poderemos antecipar uma eventual denúncia de fraude, percebendo a quebra de rotina em tempo real acionado o alerta para que nossos técnicos acompanhem mais a fundo as operações daquele determinado usuário”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

O diretor de Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação, Robson Alencar, explica que a ferramenta foi desenvolvida por especialistas. “Analistas de sistemas e cientistas de dados em conjunto com especialistas  da Corregedoria de Trânsito (Cotra), formaram a equipe que produziu esta ferramenta, que certamente fará a diferença nos trabalhos e na transparência dos processos digitais”. 

Com informações Detran-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sanesul informa falta d’água em bairros de Três Lagoas nesta quarta

Fornecimento deve ser normalizado até às 18h, onde imóveis com caixa d’água não serão afetados

Mais de 120 vagas de emprego são disponibilizadas para Três Lagoas nesta quarta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

‘Quadrilha do cartão’ é desmantelada após furto em residência e uso indevido em comércios

Polícia Civil recuperou objetos, prendeu suspeitos em flagrante e cumpriu mandado por crime grave durante operação