29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Detentas participam de ação contra o HPV em presídio de Três Lagoas

22/07/2016 – Atualizado em 22/07/2016

Por: Noticias MS

Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL) participam de ações do projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que busca “detectar e avaliar os genótipos circulantes do Papilomavírus Humano (HPV) e a respectiva resposta Imunológica em Mulheres da Região Leste do Estado”.

A iniciativa é desenvolvida no presídio com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária, por meio da sua Diretoria de Assistência Penitenciária e Divisão de Saúde.

O projeto, retomado no mês passado na unidade prisional, consiste no atendimento de todas as custodiadas, com a realização também de entrevistas, orientações e encaminhamentos para exames. A ação é coordenada pela professora-doutora Julie Massayo Maeda Oda, e conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Para a coordenadora do curso de Medicina em Três Lagoas, professora Tatiane Passalacqua, o projeto é uma “via de mão dupla”. “Proporciona uma importante oportunidade de estágio para os acadêmicos graduandos do curso e também presta um excelente atendimento às reeducandas, que passam por consultas minuciosas, coletas de exames preventivos etc.”, destaca. Ela e a professora Nayara Cassemira são responsáveis pelo acompanhamento do trabalho realizado no estabelecimento penal.

Segundo a diretora da unidade prisional, Leonice Rocha Miranda Guarini, o desenvolvimento do projeto reforça a assistência à saúde que já é prestada no local. No EPFTL, as custodiadas recebem assistência médica básica e especializada, através de atendimento regular de clínico geral, ginecologista e psiquiatra, além de assistência odontológica.

Os atendimentos da equipe da UFMS no EPFTL ocorrem duas vezes por semana, nos quais são atendidas, em média, sete reeducandas por dia. A intenção é que todas as custodiadas sejam assistidas até agosto.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ressalta que parcerias com instituições de ensino, como essa com a UFMS, são muito positivas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Conforme Stropa, outras parcerias também têm obtido muito sucesso, entre elas o trabalho específico na área de tuberculose, realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em várias unidades do Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS abre concurso para professores substitutos no campus de Chapadão do Sul

Vagas oferecem salários de até R$ 8 mil para jornada de 40h semanais A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) publicou editais para seleção...

Três Lagoas sedia capacitação da 2ª Região da Caravana da Castração do Governo de MS

O município de Três Lagoas foi escolhido para sediar a primeira reunião (Kickoff) de capacitação da 2ª região da Caravana da Castração, ação inédita...

Suzano atinge 2 milhões de toneladas de celulose produzidas em Ribas do Rio Pardo

Marca foi alcançada em tempo recorde, apenas 321 dias após o início das operações A unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, no Mato...