23.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Desrespeito a prevenção no período do Carnaval reflete em aumento de casos de Covid em MS, diz secretário de Saúde

Com os 1.092 casos novos confirmados nesta quarta, a média móvel que no início do mês de fevereiro oscilava em 650 subiu para 835 por dia, nos últimos 7 dias.

24/02/2021 13h55
Por: Gabrielle Borges

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, alertou nesta quarta-feira (24) que o desrespeito as medidas de prevenção durante o período do Carnaval estão refletindo em um aumento do número de casos de Covid-19 no estado.

Com os 1.092 casos novos confirmados nesta quarta, a média móvel que no início do mês de fevereiro oscilava em 650 subiu para 835 por dia, nos últimos 7 dias. O total de infectados com o novo coronavírus desde o começo da pandemia em março, chegou a 178.250 casos totais.

Outro indicativo, conforme o secretário, é o aumento da taxa de contágio, que oscilou ao longo do mês de fevereiro entre 0,92 e 0,93 e agora subiu para 0,96.
Ele avaliou que isso indica já uma curva ascendente de casos novos no estado.

Resende comentou que nesta quarta foram confirmadas mais 5 mortes, o que fez a média móvel cair para 11,4 por dia, nos últimos 7 dias. O total de óbitos provocados pela doença totalizou 3.246.

O secretário diz que teme que com o aumento de casos ocorra também um incremento na quantidade de internações e de mortes.

Ele ressaltou que o número de internados tem crescido desde o dia 18 de fevereiro e que algumas cidades como Dourados, Naviraí e Ponta Porã já está apresentando taxas muito elevadas de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI), assim como ocorre no Hospital Regional, em Campo Grande, que é a referência no estado para o tratamento da doença.

O secretário anunciou ainda que ainda nesta quarta deve ocorrer a atualização das bandeiras do programa Prosseguir e antecipou que a situação de algumas cidades preocupa, o que deve exigir medidas mais restritivas dos gestores públicos.

Desfile em Duesseldorf, na Alemanha, tem figura representando o coronavírus. — Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dados do Covid-19 MS desta quarta-feira 24 (Imagem: G1MS)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas