11/11/2013 – Atualizado em 11/11/2013
A chegada de indústrias como a Eldorado Brasil Celulose traz novas oportunidades, faz com que a população invista em especializações
Por: Assessoria
Não é novidade que a chegada de grandes indústrias em Três Lagoas mudou a rotina da cidade. A região, que antes era economicamente sustentada pela pecuária e pelo serviço público, hoje convive com a diversificação de atividades e está cada vez mais próxima do cultivo de florestas e da produção de celulose.
Para a psicóloga Nicole Azambuja, analista da Foco RH especializada em Orientação Profissional, esta revolução industrial fez com que os trabalhadores se adequassem ao novo mercado de trabalho. “A oferta de emprego é muito maior do que há a alguns anos, assim como o ritmo de trabalho e as exigências feitas pelas companhias. Quem se especializa, certamente encontra vagas na região”, explica.
Em busca de crescimento profissional e reconhecimento financeiro, os trabalhadores têm aproveitado as oportunidades e buscado epecialização. “Hoje o nosso cadastro conta com mais de 30 mil pessoas inscritas e este número vem aumentando a cada dia”, revela a psicóloga. “Recebemos currículos de todo o Brasil e percebemos pelos cadastros e entrevistas que os candidatos estão se especializando cada vez mais, seja com cursos breves com dois meses de duração ou mesmo ensino superior”, completa.
E as empresas têm total interesse em contratar profissionais da cidade. Segundo o gerente geral de Recursos Humanos da Eldorado Brasil Celulose, Carlos Gajardoni, há espaço para diferentes perfis de colaboradores. “Atualmente temos cerca de 3 mil pessoas trabalhando conosco entre as áreas florestal, industrial e administrativa. Como temos um compromisso social com a região, na hora da contratação priorizamos moradores locais. Temos espaço tanto para homens e mulheres mais jovens, como para pessoas experientes”, explica. Segundo ele, a empresa oferece cursos de especialização para diversas áreas da operação e incentiva a constante busca por novos conhecimentos.
De acordo com a administradora Inês Moura, também colaboradora da Foco RH, há três anos o perfil de profissionais procurados era, em sua grande maioria, voltado para funções operacionais. Com as mudanças da região, as vagas passaram a exigir mais comprometimento e, assim, proporcionam mais oportunidade de desenvolvimento de carreira. “Atualmente as vagas não são apenas para operação. Temos oportunidades abertas para engenheiros de produção, elétrico e químico, psicólogos, administrador entre tantas outras”, comenta Inês.
Mas as mudanças não se restringem às fábricas e aos funcionários. Mais empregos na cidade significa também mais fontes de renda e, consequentemente, mais dinheiro circulando. Essa movimentação também é positiva para as indústrias. Assim como representa mais opções para trabalhadores e moradores da região, também oferece mais oportunidades para fornecedores locais. “Se contarmos apenas os funcionários que trabalham conosco, são cerca de mais três mil famílias com renda fixa, consumindo produtos e serviçoes na região”, completa o gerente geral de Recursos Humanos da Eldorado.
A dica da psicologa Nicole para quem quer aproveitar o momento é estudar e se manter atualizado. “A inserção no mercado de trabalho não inicia depois que conseguimos o diploma, e sim no período do curso que escolhemos fazer. A disposição em procurar estágios, ampliar o network, e se manter sempre atualizado é que faz a diferença para profissionais que sonham com uma carreira e agora podem pensar em tê-la aqui mesmo em Três Lagoas”, orienta.

