27.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

Desemprego recua para 6% em abril, aponta IBGE

Economia – 24/05/2012 – 12:05

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caiu de 6,2% em março para 6% em abril, segundo mostra a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (24). Esse índice é o menor para o mês de abril desde 2002. Em abril de 2011, a desocupação havia ficado em 6,4%.

Em abril, o registro do IBGE mostra um contingente de desempregados estimado em 1,5 milhão de pessoas – estabilidade nas comparações mensal e anual. Já a população ocupada somou 22,7 milhões – sem variação significativa, segundo o IBGE, em relação ao mês anterior. Mas, na comparação com abril de 2011, houve aumento de 1,8%. No setor privado, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada atingiu 11,1 milhões – mostrando estabilidade sobre março. Já na comparação anual, foi registrado aumento de 2,8%.

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, o desemprego não registrou variação na comparação mensal. Já em relação a abril de 2011, a taxa recuou 1,9 ponto percentual nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a estimativa subiu 0,8 ponto percentual. Nas demais regiões, houve estabilidade.

Salário

Quanto às remuneração dos trabalhadores, o salário médio ficou em R$ 1.719,50, uma queda de 1,2% em relação ao mês anterior. Porém, na comparação com abril do ano passado, houve aumento de 6,2%.

Na análise regional, o salário médio dos trabalhadores, na comparação com março, subiu nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (1,0%) e de Belo Horizonte (0,5%). Mas, teve queda em São Paulo (1,7%), Recife (1,6%), Rio de Janeiro (1,6%) e Salvador (1,4%). Sobre abril de 2011, o salário cresceu em todas as regiões.

Entre os setores pesquisados, o maior aumento no salário médio em relação a abril do ano passado, de 10,9%, foi em serviços domésticos.

Na classificação por categorias de posição na ocupação, a maior alta no rendimento médio real recebido, em comparação com abril de 2011, foi para as pessoas que trabalharam por conta própria (12,9%).

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “Sombras da Alma” promete emocionar o público em Três Lagoas

Cia. de Teatro Arte Urbana apresenta peça no Grupo Assistencial Espírita “A Candeia” no dia 15 de novembro, às 19h, explorando as profundezas do interior humano e as emoções mais intensas.

Força Tática invade casa após denúncia e descobre macaco mantido ilegalmente no Novo Ipanema

Operação mobilizou Conselho Tutelar e Polícia Militar Ambiental após flagrante de abandono de incapaz e crime ambiental.

Lideranças indígenas de MS ameaçam bloquear rodovias contra possível exoneração de coordenador da Funai

Representantes protestam contra a saída de Elvis Terena e prometem mobilização em caso de demissão