17.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Desempenho do Governo Lula no Congresso é o pior da história

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta um cenário difícil no Congresso Nacional durante a primeira metade de seu terceiro mandato, registrando o pior desempenho histórico em relação à aprovação de medidas provisórias e à sustentação de vetos presidenciais.

Entre 2023 e 2024, o Executivo editou 133 medidas provisórias (MPs), mas apenas 20 delas foram aprovadas pelo Congresso. Outras 76 perderam a validade, e 32 vetos presidenciais foram derrubados, evidenciando uma crescente dificuldade de articulação política.

A análise de especialistas aponta para uma série de fatores que contribuem para essa situação, como o fortalecimento do Centrão, a divisão de poder entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além da obrigatoriedade de execução das emendas parlamentares, que enfraquece a posição do governo. Esses elementos têm limitado a capacidade do Executivo de avançar com suas propostas e obter apoio no Parlamento.

Com informações Folha de São Paulo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Asfalto cede e “engole” caminhão em rua do Jardim Alvorada

Bitrem afundou durante manobra, onde cena impressionou moradores.

Motorista avança sinalização e causa capotamento violento no Jardim Primaveril

Câmeras de monitoramento registraram colisão entre Fiesta e Golf durante a tarde desta quarta-feira, 30.

Ex-agente penitenciário e amante são condenados à mais de 25 anos por matar assassinar mulher em 2011

Edgard Lopes Cardoso e Sandra Mara dos Santos receberam penas de 16 e 12 anos de prisão, onde a justiça reconheceu o crime premeditado por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.