28/10/2015 – Atualizado em 28/10/2015
Por: Redação
O Desembargador João de Deus Gomes de Souza, Vice-Presidente e Vice- Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso do Sul (TRT/MS), está em Três Lagoas (MS) para realizar correição anual na 1ª e 2ª Vara no Fórum Trabalhista Stenio Congro, onde são distribuídos mais de quatro mil processos por ano. Nas duas varas do trabalho atuam apenas cinco juízes.
A Correição visa a verificação e regularidade dos trabalhos desenvolvidos.
Segundo o Desembargador, a quantidade de processos trabalhistas no município é muito grande, devido o elevado número de demissões, principalmente pelo final de grandes obras e a interrupção da fábrica de fertilizantes, mas o aumento no número de processos está ocorrendo em todo o país, devido a crise econômica que acarreta demissões e, na maioria dos casos, os trabalhadores buscam a Justiça do Trabalho, antes de tentar acordos entre a classe patronal e os sindicatos que os representam.
O Desembargador relata que a justiça está para servir a todos, tanto funcionários quanto os empregadores, sendo que, em determinados processos, os trabalhadores realmente precisam da intervenção da justiça, mas em outros casos, a demanda poderia ter se resolvido de forma amigável entre as partes envolvidas.
Finalizando, o Desembargador disse que a Justiça do Trabalho orienta para que haja acordos entre a classe patronal e os empregados e, será implantada no Fórum Trabalhista de Três Lagoas, o núcleo de conciliação para auxiliar nas soluções amigáveis.

