20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de janeiro, 2026

Desconto atrai, mas parcelamento ainda é a saída para pagar IPTU e IPVA na capital

Com contas acumuladas em janeiro, contribuintes equilibram o orçamento entre a vantagem do pagamento à vista e a falta de recursos

O início do ano costuma ser marcado por planos e metas, mas, para muitos brasileiros, janeiro também chega acompanhado de uma série de despesas que pesam no bolso. Além das faturas de cartão de crédito, gastos com material escolar e contas básicas como água e luz, entram na lista os boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Em Mato Grosso do Sul, o IPVA pode ser quitado à vista com desconto de 15% até o dia 5 de janeiro. Para quem prefere parcelar, o imposto pode ser dividido em até cinco prestações. Já o IPTU em Campo Grande oferece 10% de desconto para pagamento em cota única, enquanto o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes ao longo do ano.

Para entender como a população tem lidado com essas despesas, o Jornal Midiamax foi às ruas do Centro da capital sul-mato-grossense. O cenário é de cautela: apesar de o desconto ser atrativo, a maioria dos contribuintes admite que o parcelamento acaba sendo a alternativa mais viável diante da falta de dinheiro em caixa.

O aposentado Diógenes Ramirez, de 66 anos, afirma que costuma se planejar para manter os impostos em dia, mas reconhece que pagar tudo à vista é difícil. “Vou pagar parcelado, porque à vista geralmente é complicado. Parcelando, consigo ter mais disponibilidade de dinheiro e cumprir com todos os impostos”, explica.

Já Lindomar Maltezo, de 61 anos, diz que ainda não decidiu como vai quitar as contas. “Vamos esperar e depois ver se tem dinheiro para pagar à vista ou parcelar. Prefiro pagar à vista, mas é preciso se organizar muito antes, e guardar dinheiro está difícil”, relata.

A porteira Márcia da Silva, de 40 anos, também confirma que o parcelamento é a única opção no momento. “À vista não dá. O desconto é bom, mas não consigo. Vou usar o 13º salário para pagar essas contas, porque depois não sobra mais nada”, afirma.

Entre descontos e prestações, o começo do ano reforça o desafio de equilibrar as finanças pessoais. Para muitos campo-grandenses, mesmo com vantagens oferecidas para o pagamento à vista, a realidade do orçamento torna o parcelamento a escolha mais segura.

Com informações do Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda será de calor e pancadas rápidas de chuva em Três Lagoas

Previsão indica sol entre nuvens e possibilidade de chuva isolada durante o dia e à noite

Três Lagoas receberá mais de R$ 7 milhões para manutenção da saúde em 2026

Recursos do Ministério da Saúde vão reforçar serviços de média e alta complexidade no município O município de Três Lagoas será contemplado com mais de...

Desconto de 15% no IPVA 2026 termina nesta segunda em MS

Mais de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança e pagamento à vista vence no dia 5 Os proprietários de veículos em Mato Grosso do...