18.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de julho, 2025

Desafiados a permanecer em casa há mais de um ano, pesquisadores criam guia de saúde mental pós-pandemia

Construído por 21 profissionais, o guia une fontes confiáveis para que médicos e cuidadores tenham uma importante ferramenta que os ajude a lidar com os efeitos neuropsiquiátricos da pandemia.

28/04/2021 17h40
Por: Gabrielle Borges

Enfrentando novas dificuldades há mais de um ano, a pandemia da Covid trouxe um desafio para a saúde mental de todos e isso tem afetado muitos jovens, crianças, adolescentes, adultos e até idosos que estavam acostumados com rotinas totalmente diferentes das impostas.

É o caso da estudante de história, Carolinna Anderson, que precisou mudar totalmente sua vida para resguardar a própria saúde e a de sua mãe, que possui uma doença autoimune.

“Antes da pandemia minha rotina era muito dinâmica eu praticamente não parava em casa, eu saia para trabalhar de manhã, voltava para almoçar em casa rapidamente, de tarde também trabalhava e a noite fazia faculdade, então assim, eu dormia em casa e morava na rua”, detalhou Carolinna.

Saindo apenas para levar o cachorro para passear, Carolinna afirma que no inicio do confinamento sofreu bastante com a ansiedade e insegurança, gerados pelo medo da doença e pela repentina mudança de estilo de vida.

A psiquiatra do instituto de psiquiatria da USP, Luisa Sugaya, afirmou que essas mudanças comuns acontecem devido a perda da estruturara do dia a dia. “A gente vai observando uma variedade de reações que vai depender muito de cada um, então um aumento de sintomas ansiosos, aumento de sintomas depressivos, mudanças de comportamentos mais agitadas ou mais irritadas”.

Participante do grupo que desenvolveu o Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil, Luisa confirma que o manual vai muito além dos profissionais de saúde, mas serve também como uma ajuda para as escolas e os pais.

“Eu acho que não é só pensar no profissional de saúde, mas também em como a escola vai poder atuar junto das crianças, como as famílias vão poder contribuir pra isso e como a gente vai poder auxiliar essas crianças a se desenvolver e a lidar com essa situação tão difícil”, conclui.

Clique aqui e confira o Guia construído por 21 profissionais.

Desafiados a permanecer em casa há mais de um ano, pesquisadores criam guia de saúde mental pós-pandemia — Foto: Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra queda nas mortes por hepatites B e C, mas testagem e tratamento ainda preocupam

Dados do novo Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde, mostram que Mato Grosso do Sul teve queda expressiva no número...

“Lua do Veado” poderá ser vista em todo o Brasil nesta quinta-feira (10)

Na noite desta quinta-feira (10), brasileiros poderão observar um fenômeno tradicional e visualmente marcante: a Lua do Veado, nome dado à Lua cheia de...

Três Lagoas sedia 30º Leilão Fraternidade no dia 3 de agosto com renda para APAE e Lar dos Velhos

Três Lagoas recebe no dia 3 de agosto, a partir das 11h, a 30ª edição do Leilão Fraternidade, um dos eventos mais tradicionais do...