16.3 C
Três Lagoas
sábado, 26 de julho, 2025

Deputados federais podem ser fiscalizados por população via aplicativo

18/07/2016 – Atualizado em 18/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Midiamax

Batizado de ‘Meu Deputado’, aplicativo criado por estudantes da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) permite que os usuários acompanhem a vida financeira parlamentar de todos os deputados federais do Brasil. De acordo com a descrição do app, é possível conferir despesas, votos em algumas leis e presença nas sessões ordinárias.

Além disso, o aplicativo dá acesso a um ranking de ‘mais gastões’ da Câmara Federal e informa com o quê está sendo gasta a verba pública, como por exemplo passagens aéreas, combustível hospedagem. Todas as informações disponibilizadas são públicas e atualizadas mensalmente no banco de dados.

Também é possível visualizar as notas fiscais e enviar um e-mail com texto pronto indagando o político sobre seus gastos, mas, por enquanto, está disponível apenas para o sistema iOS.

O aplicativo foi desenvolvido durante o BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development), programa para capacitação em tecnologias do sistema operacional da Apple, oferecido pela PUC-RS através da Faculdade de Informática e pelo Instituto Eldorado.

Fique de olho – A bancada sul-mato-grossense de deputados federais conta com oito nomes: Tereza Cristina (PSB), Vander Loubet (PT), Zeca do PT, Carlos Marun (PMDB), Geraldo Resende (PSDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Elizeu Dionízio (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conheça os diferencias estratégicos da nova tecnologia que veio para revolucionar o mercado florestal

A Forestoken, canalizando os 50 anos de expertise do Grupo Index, desenvolveu o EyeForest 2.0, um inovador ecossistema digital multimodal. Esta plataforma inédita no mercado brasileiro integra...

Três Lagoas projeta crescimento de 8% e fixa diretrizes para gastos públicos em 2026

Em sessão antes de recesso, vereadores aprovam a Lei de Diretrizes Orçamentárias com prioridades para saúde, educação, infraestrutura, assistência social e geração de empregos.

Polícia Civil de Três Lagoas incinera mais de 700 kg de drogas em operação

Ação contou com apoio do Ministério Público e da Vigilância Sanitária e destruiu entorpecentes apreendidos em diversos procedimentos policiais.