28.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de fevereiro, 2026

Deputados criticam exposições com homens nus e imagem de santa

04/10/2017 22h23

Por: Assessoria de Imprensa

Os deputados estaduais por Mato Grosso do Sul criticaram durante sessão ordinária desta quarta-feira (4/10) a performance de Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, em que nu, deitado ao chão, é tocado por uma criança. O caso é investigado pelo Ministério Público, quanto a violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Indignado, o deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) subiu à tribuna e reproduziu vídeo sobre o caso. “Em nenhum momento quero censurar. Mas que arte é essa? Isso fere a dignidade e os bons costumes”, disse. O parlamentar também divulgou outro vídeo, questionando a performance de Antônio Obá, de 2015 em Brasília, intitulada Atos da Transfiguração: Desaparição ou Receita para Fazer um Santo, em que nu e com um ralador desfaz a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Sei que o Estado é laico, mas eu não vou me calar. Isso foi uma afronta à minha religiosidade, de uma pobreza de espírito sem tamanho”, declarou. Deputado Coronel David (PSC) concordou. “Estão misturando arte com outras coisas. São fatos que valem inquéritos policiais. O que me entristece é darmos publicidade a artista que, de tudo, só agride famílias”, afirmou.

Formada em Artes Plásticas, a deputada Antonieta Amorim (PMDB) ponderou que o nu artístico sempre existiu, mas discordou com a presença de crianças nessas exposições. “Como artista já pintei nus e trato o nudismo de maneira respeitosa. Para mim houve inversão de valores por parte da família. O artista estava lá, fechado, com ingresso pago para vê-lo, mas eu como mãe não levaria minha filha para tocar em alguém nu. Claro que ela já viu pai e irmão nus, mas incentivar o toque, enquanto criança, pode ativar uma sexualização precoce desnecessária”, ponderou.

Os deputados também citaram a mostra Queermuseu pelo Santander Cultural em Porto Alegre (RS) que foi fechada após obras polêmicas serem questionadas. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a reabertura, mas o banco decidiu não reabrir.

 “Estão misturando arte com outras coisas. São fatos que valem inquéritos policiais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ações integradas reduzem crimes em Três Lagoas, afirma comandante do 2º BPM

Em entrevista, TC. Ronaldo Moreira destacou o planejamento estratégico, além da integração entre as instituições e a segurança reforçada para o Carnaval deste ano

Arauco fortalece proteção às mulheres, crianças e adolescentes em Inocência

Parceria com o TJMS e a Prefeitura amplia ações educativas e reforça a rede de apoio no município

Procedimentos com menos dor: amamentação é aliada no conforto do bebê, explica especialista

Técnica da SES explica estratégia simples e eficaz para alívio da dor em bebês e divulga encontro de Aleitamento Materno, que será realizado em Campo Grande