27.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de janeiro, 2026

Deputados assinam termo a pedido da FETEMS e do SIMTED

Educação – 02/08/2012 – 14:08

O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados somou com a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e procurou os deputados federais douradenses, Geraldo Resende (PMDB) e Marçal Filho (PMDB) para que, assim como os outros parlamentares por MS, eles também assumissem o compromisso de votar contra o Projeto de Lei 3776/08 que fixa a atualização do piso do magistério ao INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que está tramitando na Câmara Federal. As reuniões foram realizadas nas últimas semanas de julho e os dois parlamentares assinaram o compromisso com a categoria.

Na ocasião os membros do sindicato enfatizaram para os parlamentares que para o movimento sindical da educação pública brasileira este Projeto de Lei é um retrocesso na busca de valorização profissional para os educadores e de mais qualidade para educação brasileira, já que o reajuste pelo INPC é baixíssimo e poderá reduzir o salário do magistério a um salário mínimo daqui alguns anos.

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, quem foi eleito com a promessa de elevar a qualidade da educação no seu estado ou município, não pode de maneira alguma apoiar esta iniciativa absurda. “O PL 3776/08 desvirtua a Lei do Piso Salarial Nacional, nº 11.738/08, que criou o Piso, visando recuperar o salário do professor em 10 anos, e a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE). Enquanto o PNE preconiza valorização dos profissionais do magistério da educação básica, o PL 3776/08 caminha na direção contrária, se este projeto de lei for aprovado, com reajuste salarial apenas pelo INPC, em 10 anos o professor vai ganhar o valor do salário mínimo”, afirma.

O presidente da FETEMS disse ainda que o apoio do SIMTED no diálogo com os deputados federais de MS foi de extrema importância para que eles assumissem esse compromisso com a categoria. “Com certeza ao somar forças o movimento se torna mais forte e ações como essa são de extrema importância para nós, pois os dirigentes sindicais de Dourados conhecem mais a realidade e o trabalho dos parlamentares do seu município e isso facilita o processo de negociação. Na Federação nós procuramos sempre atuar assim, em parceria com os nossos sindicatos filiados”, afirma.

Para o presidente do SIMTED de Dourados, João Vanderley Azevedo, os estados e municípios têm condições de cumprir a lei que vigora hoje, e acredita que o PNE (Plano Nacional de Educação) é a solução para que os profissionais da educação continuem recebendo o reajuste custo/aluno. “Nos últimos anos, o Brasil teve melhorias consideráveis na economia, porém, não fez a lição de casa quando se diz respeito à educação. Por conta disso, hoje temos dificuldades de formar quadros profissionais e intelectuais que manterão o crescimento do nosso país, por isso o movimento social da educação está sempre em uma luta constante para garantirmos a construção de uma educação pública de qualidade”, disse.

A FETEMS já havia se reunido com o deputado Geraldo Resende, no dia 15 de junho, na assembléia legislativa e na ocasião o parlamentar havia solicitado aos representantes da Federação que aguardassem, pois ele reconhecia a luta da categoria, mas não poderia assinar o documento sem antes dialogar com a bancada nacional do seu partido, o PMDB, na Câmara Federal.

Até agora, além de Marçal Filho (PMDB) e Geraldo Resende (PMDB), os deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT/MS), Vander Loubet (PT/MS), Edson Giroto (PMDB/MS), Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) e Reinaldo Azambuja (PSDB/MS) também assinaram o documento contra a PL 3776/08. Apenas o deputado Fábio Trad (PMDB/MS), até o momento, não atendeu a solicitação de agenda com os representantes da FETEMS.

Fonte: Ascom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-candidatura de Marcos Pollon ao Governo de MS ganha apoio da direita conservadora do Estado

Com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto, a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026 do deputado...

Dor de cabeça sem fim: Moradores denunciam novas brigas e furtos em frente ao Centro POP em Três Lagoas

Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região

Moradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande

Após dias de espera por cirurgia de emergência, Míria Peter Vitalino, de 42 anos, não resistiu ao procedimento em Campo Grande A vida de Míria...