26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Deputado federal Akira Otsubo vota pelo fim do voto secreto

04/09/2013 – Atualizado em 04/09/2013

Deputado federal Akira Otsubo vota pelo fim do voto secreto

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) votou, na noite de ontem (03/09), pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01), que acaba com o voto secreto em todas as votação. A medida vale para as deliberações da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores.

O Plenário aprovou, por 452 votos a favor e nenhum contra, a PEC em segundo turno, que, agora, seguirá para o Senado, onde também será votada em dois turnos. Os deputados já haviam aprovado por unanimidade (383 votos) a PEC em primeiro turno, no ano de 2006.

O parlamentar sul-mato-grossense afirmou que se a“ aprovação da PEC tivesse ocorrido antes, o deputado Natan Donadon estaria sem mandato. O fim da votação secreta torna o legislativo mais transparente, evita que falsos moralistas façam discursos e depois votem sorrateiramente, sem que a sociedade saiba o seu real posicionamento”. Donadon (PMDB-RO) cumpre pena de 13 anos na penitenciária da Papuda, em Brasília e teve o mandato mantido por votação secreta do plenário na semana passada.

Perda de mandato

Pelo texto da PEC, a perda de mandato ocorrerá por votação aberta nos casos das vedações constitucionais (ser proprietário ou controlador de empresa com contrato com empresa pública, por exemplo); a quebra do decoro parlamentar; e a condenação criminal em sentença transitada em julgado.

No caso do Senado, o voto secreto deixará de ser usado na aprovação de indicações de ministros dos tribunais superiores; de ministros do Tribunal de Contas da União feitas pelo Presidente da República; de presidente e diretores do Banco Central; do procurador-geral da República; de chefes de missão diplomática de caráter permanente; e da exoneração, de ofício, do procurador-geral da República antes do término do mandato.

O voto aberto também valerá para a análise de vetos nas sessões do Congresso (sessão conjunta da Câmara e do Senado).

Regimento Interno

A PEC também define que outras votações secretas previstas no Regimento Interno da Câmara passarão a ser abertas, como a eleição do presidente e demais integrantes da Mesa Diretora, do presidente e vice-presidentes de comissões permanentes e temporárias, dos membros da Câmara que irão compor a Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso parlamentar e dos dois cidadãos indicados para integrar o Conselho da República; e nas demais eleições.

Akira Otsubo é a favor do voto aberto.Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão