14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Deputado Eduardo Rocha pede que sessão seja levantada para resolver conflito fundiário

15/08/2013 – Atualizado em 15/08/2013

O Deputado Estadual Eduardo Rocha pediu a palavra “pela ordem”

Por: Assessoria

Durante sessão ordinária da última terça-feira, (13), o deputado estadual Eduardo Rocha pediu a palavra “pela ordem” e solicitou ao presidente da Casa, deputado Jerson Domingos que a sessão fosse levantada para que os deputados pudessem acompanhar o encontro com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O ministro esteve reunido com o governador André Puccinelli, a vice governadora Simone Tebet e deputados estaduais para dar encaminhamento ao fim dos conflitos entre índios e produtores rurais. A reunião aconteceu no Grand Park Hotel, em Campo Grande.

Durante a reunião o Cardozo falou sobre a intenção do governo federal que é o pagamento aos donos das terras por meio do TDA (Títulos de Dívida Agrária). O ministro não descartou a hipótese de retirar dinheiro do CGU (Controladoria Geral da União) para repassar aos proprietários das terras.

A proposta é defendida pelos produtores rurais, que aceitariam o acordo, desde que o Governo estadual aceitasse trocar os TDAs por dinheiro. Porém, ao chegar para reunião o governador antecipou“o Estado não tem dinheiro para pagar”. E acrescentou, que o Estado já entrega 15 mil cestas básicas gratuitas para os índios, além de patrulhas mecanizadas.

O grande temor é que os TDAs sejam ajustados ao valor de mercado das terras, que deverá superar R$ 220 milhões.

Cardozo afirmou que o Governo estadual não vai precisar desembolsar dinheiro para solucionar o conflito indígena. Ele disse que a proposta é não deixar custos para o Governo do Estado.

O deputado Eduardo Rocha pediu a palavra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...