14/03/2014 – Atualizado em 14/03/2014
Dourados News
Durante a solenidade de entrega de 803 computadores para a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), realizada na manhã de hoje (14) na sede da universidade, em Dourados, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT) afirmou ao Dourados News que o governo do Estado, mais especificamente a gestão do governador André Puccinelli (PMDB), é o responsável direto pela estagnação e sucateamento da Uems ao longo dos últimos anos.
“A Uems teve impulso no governo do Zeca (do PT), mas nos oito anos do André (Puccinelli)ela teve um arrocho. Acredito que o governo estadual não investe na Uems. É mais propaganda do que, efetivamente, investimento. Precisamos fazer com que a Uems chegue até as cidades onde não entra a universidade federal”, disse Biffi.
Ainda de acordo com a avaliação do deputado, o investimento nos computadores entregues hoje, que tiveram verba de emendas parlamentares dele e do senador Delcídio Amaral (PT) “ainda é muito pouco” para o que precisa ser feito na universidade.
“Tenho outros investimentos na Uems, mais de R$ 1,5 milhão já colocados no ano passado. É preciso muito mais, e trabalho nesse sentido. Sou membro da frente parlamentar em defesa das universidades estaduais, porque elas são parceiras do governo federal diminuindo a carga sobre as universidades federais no ensino superior. No entanto, não recebem nada por isso. Estamos brigando no Congresso Nacional para que as universidades estaduais tenham uma participação no orçamento do Ministério da Educação para ajudar a diminuir essa pressão, esse peso, e a ampliar a oferta de educação superior no interior do país”.
Por fim, o deputado criticou mais uma vez a gestão atual pelos problemas e as carências que ainda são uma realidade dentro da universidade estadual, como a falta, por exemplo, de um RU (Restaurante Universitário).
“É de uma responsabilidade do governo do Estado investimentos em infraestrutura, e nós sabemos que o PMDB não tem compromisso com a Uems. Reduziu os recursos e os investimentos, e eu não tenho dúvida que com o PT retomando o governo do Estado, a Uems vai viver um novo tempo”, finalizou Biffi.
