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terça-feira, 4 de novembro, 2025

Deputado Akira Otsubo cobra ramal da Ferrovia Norte-Sul em Três Lagoas

13/08/2013 – Atualizado em 13/08/2013

A Agência Nacional de Transportes Terrestres tem a proposta de que o ramal entre no Estado por Brasilândia.

Akira cobra que o ramal da Ferrovia EF 267 entre pelo Estado pela ponte rodoferroviária do município de Aparecida do Taboado, passe por Três Lagoas e siga até Dourados

Por: Assessoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) cobrou em audiência pública que o ramal da Ferrovia Norte-Sul (Ferrovia EF 267) entre pelo Estado pela ponte rodoferroviária do município de Aparecida do Taboado, passe por Três Lagoas e siga até Dourados. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) tem a proposta de que o ramal entre no estado por Brasilândia.

Pelos estudos técnicos apresentados pela Agência, a linha férrea vai passar por sete municípios de Mato Grosso do Sul, cruzando 11 rodovias, entretanto exclui as cidades com grande potencial de carga, como Três Lagoas e Aparecida do Taboado, em virtude da implantação de várias indústrias na região do Bolsão nos últimos anos.

“A Ferrovia tem de entrar no Estado por Aparecida do Taboado. Aí, sim, vai atender a demanda existente e haverá garantia de que a linha férrea vai aumentar sua viabilidade econômica, já que o volume de cargas para transporte será bem maior”, destacou Otsubo.

De acordo com o projeto, foram analisadas quatro alternativas de traçado para o ranal ferroviário , sendo selecionado este que passa pelos municípios de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados.

O estudo do traçado escolhido tem extensão de 659 quilômetros, atravessa 19 municípios em São Paulo e Mato Grosso do Sul, cruzando 11 rodovias e 28 rios e córregos. A audiência pública com objetivo de coletar a opinião da sociedade sobre o ramal ferroviário foi realizada na última sexta-feira, em Campo Grande, quando foi reforçado que as obras vão ser executadas por cinco anos, iniciando em 2014, com término em 2019.

Deputado Akira cobra que o ramal da ferrovia EF 267 passe por Três Lagoas.Foto: Assessoria

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