29.4 C
Três Lagoas
domingo, 23 de novembro, 2025

Deptran intensifica fiscalização de veículos estacionados irregularmente

Geral – 30/03/2012 – 13:03

Objetivo é conscientizar condutores a não estacionar veículos nas calçadas e em outros locais, passíveis de autuação e multa, e que colocam em risco o pedestre

O Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran) irá intensificar as ações de fiscalização de veículos estacionados nas calçadas e outros locais proibidos, principalmente nas vias de maior fluxo de trânsito, no Centro e nos Bairros.

A informação é do diretor do Deptran, Milton Gomes Silveira. “É necessário partirmos para esta ação de fiscalização, porque são muitos os abusos e existem locais de intenso fluxo de veículos e pedestres, onde as calçadas precisam estar liberadas, para não corrermos riscos de sérios acidentes de atropelamento”, disse o diretor do Deptran.

A fiscalização, que poderá resultar em autuações e multas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de competência do Município, deverá ser feita pelos policiais militares, do Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), com quem a Prefeitura mantém convênio para esta finalidade específica.

O objetivo principal “desta ação de intensa fiscalização, além de educar os nossos condutores, é coibir abusos de motoristas que estacionam seus veículos nas calçadas, prejudicando o tráfego de pedestres e colocando em risco a sua segurança”, observou a chefe de Educação no Trânsito do Deptran, Creusa Ramos.

“Ao andar pela calçada, como é seu direito, quando se depara com um veículo estacionado à sua frente, sem opção de continuar, o pedestre corre sério risco de ser atropelado, quando precisa desviar-se de seu percurso, por causa de veículos irregularmente estacionados”, explicou Creusa.

Essa infração, a de estacionar o veículo no passeio público, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 181, Incisos IV e VIII. É uma infração grave. Além da multa, o dono do veículo recebe cinco pontos negativos no prontuário da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Além da desobediência à legislação de trânsito, o motorista que estaciona seu veículo em cima da calçada demonstra não possuir bom senso e falta de respeito com o pedestre, obstruindo o seu direito de ir e vir”, comentou Milton Silveira.

Estas ocorrências “infelizmente, costumam ser mais frequentes nas ruas Guilhermina Esteves e João Dantas Filgueiras”, informou Creusa Ramos.

“O mais grave é que estas duas vias são de fluxo intenso de veículos. O veículo estacionado em cima da calçada obriga o pedestre a ter que andar no leito da rua, correndo sério risco de ser atropelado”, alertou.

AVENIDAS

O diretor do Deptran também alerta quanto ao estacionamento irregular, “infelizmente frequente em alguns pontos das nossas principais avenidas” e que será também intensamente fiscalizado.

“Nas avenidas de pista dupla e de canteiro central, é proibido estacionar do lado esquerdo, exceto nos locais onde existe placa permitindo estacionamento ou em locais construídos adequadamente para essa finalidade”, explicou.

Ele se referiu, neste caso, à Avenida Antônio Trajano. Neste caso, na região central da Cidade, em alguns trechos desta Avenida, a sinalização permite estacionamento também no lado esquerdo.

Na mesma Avenida, nas imediações do Comercial Esporte Clube, apesar de proibido o estacionamento, são constatados frequentes abusos de alguns condutores de veículos.

Em alguns desses trechos da referida Avenida, o Deptran pintou as guias de amarelo para alertar os motoristas quanto à proibição de estacionar no lado esquerdo da avenida.

“A faixa amarela é demarcatória. Neste caso, não é necessária a fixação de placa proibitiva, porque a Legislação é clara quando diz que é proibido estacionar no lado do canteiro central das avenidas”, observou Milton Silveira.

“Na maioria destes casos, sempre contamos também com o bom senso e responsabilidade dos condutores de veículos. Sem isso, não conseguiremos melhorar o trânsito de nossa Cidade”, ressaltou o diretor do Deptran.

Milton Silveira deu também como exemplo alguns locais onde a via éestreita para estacionamento dos dois lados. “Este é um exemplo onde deve prevalecer o bom senso e não há necessidade de placas de trânsito. Se não houver isso, sempre teremos problemas em toda a Cidade”, completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação/Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Unicef: mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Relatório foi divulgado no Dia Mundial da Criança Nos países de baixa ou média renda, 417 milhões de crianças enfrentam privações severas em pelo menos...

Sol forte e ar seco devem marcar o domingo em Três Lagoas

Cidade enfrenta máximas acima de 38 °C e alerta de baixa umidade; hidratação e cuidado com o sol são essenciais No domingo (23), a previsão...

Mulher é estuprada e tem celular furtado após ser arrastada para matagal em Três Lagoas

Vítima de 42 anos foi atacada ao descer de ônibus e Polícia Civil apura o caso para identificar o agressor Uma mulher de 42 anos...