32.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de agosto, 2026

Deptran de TL promove ação alusiva para orientação no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), realizou na quarta-feira, 13 de novembro, mais uma blitz educativa em alusão à segurança viária. O objetivo da ação foi conscientizar pedestres, ciclistas e outros condutores sobre boas práticas e normas de trânsito, com foco na redução de acidentes.

A coordenadora de Educação no Trânsito da SEINTRA, Caroline Feliciano, destacou que, neste ano, as iniciativas estão centradas na nova lei das bicicletas, com base na Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Caroline ressaltou que a mobilização só será eficaz se todos os usuários do trânsito se conscientizarem, com o objetivo de reduzir os acidentes graves e fatais na cidade. “Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Convidamos todos a promoverem a paz que tanto precisamos”, concluiu.

PRINCIPAIS REGRAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS DE MOBILIDADE INDIVIDUAL

E você, conhece as regras previstas em lei para o uso de veículos de mobilidade individual, como bicicletas elétricas, scooters, patinetes elétricos e outros? Fique atento às principais alterações trazidas pela resolução nº 996/2023 CONTRAN:

Veículos que não precisam de CNH nem emplacamento, mas devem ter campainha ou buzina, iluminação própria e indicador de velocidade (máxima de até 32 km/h):

• Bicicletas elétricas
• Veículos autopropelidos (cadeira motorizada, skate, patinete ou monociclo elétrico)

Veículos que precisam de CNH (categoria A ou ACC), devem ser conduzidos por maiores de idade, usar capacete e ser emplacados:

• Cicloelétricos
• Ciclomotores
• Scooters

Exigências adicionais:

• Bicicletas elétricas não podem ter acelerador manual.
• Veículos artesanais ou adaptados precisam passar por inspeção do INMETRO e DETRAN antes de circular em vias públicas.

Em caso de dúvidas se o seu veículo está ou não de acordo com a lei, entre em contato com Deptran, localizado na Rua Paranaíba, nº 2600 – Jardim Primaveril, ou pelo WhatsApp (67) 99221-7147 ou pelo Instagram @deptrantl.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga entre casal termina em denúncia de agressão no Jardim Oiti

Envolvidas foram encaminhadas à delegacia, mas uma delas afirmou que não deseja representar criminalmente nem pedir medida protetiva

Suspeito é preso após ser flagrado arrastando fios de radar furtados pela BR 262

Suspeito foi abordado enquanto transportava os fios pela rodovia e confessou ter retirado o material de um sistema de radar no Anel Viário

Armado com dois facões, homem de 53 anos morre após ser baleado no Nossa Senhora Aparecida

Fernando Garcia Leal de Oliveira, de 53 anos, teria avançado contra militares, sendo socorrido pelo SAMU, mas não resistiu
error: Conteúdo Protegido