27 C
Três Lagoas
sábado, 3 de outubro, 2026

Depois de Caixa, Banco do Brasil também deve suspender crédito à MRV

Geral – 03/08/2012 – 08:08

O Banco do Brasil (BB) também deve suspender a concessão de crédito à MRV, uma das principais repassadoras de recursos do Minha Casa Minha Vida. A mesma decisão foi tomada pela Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quinta-feira|.

O banco público afirmou, em nota, que cumpre “rigorosamente” o estabelecido na portaria interministerial 2, de 12 de maio de 2011, que trata do cadastro de empregadores que exploram mão de obra análoga à escrava.

O BB também é signatário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil. “No entanto, as relações comerciais do BB com seus clientes são protegidas pelo sigilo bancário e comercial”, disse, em nota, o banco.

O Ministério do Trabalho atualizou na terça-feira a lista e incluiu 118 infratores, entre eles dois projetos da MRV: Residencial Parque Borghesi, em Bauru (SP), e Condomínio Residencial Beach Park, em Americana (SP). Também foi incluído no cadastro um projeto da Prime Incorporações e Construções (subsidiária da MRV), no bairro Jardim da Luz, em Goiânia.

O ministério afirmou que os infratores ficam impedidos de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e também entram para a lista de empresas pertencentes à “cadeia produtiva do trabalho escravo no Brasil”. O documento é utilizado pelas indústrias, varejo e exportadores para aplicação de restrições a fim de impedir a comercialização dos produtos advindos do uso ilegal de trabalhadores.

Na prática, caso a MRV queira contratar novos empréstimos, os bancos devem pedir documentos e informações relacionados à ação fiscal que deu origem à inclusão do infrator no cadastro, o que impede formalmente que a empresa tome qualquer financiamento.

A lista de empregadores que exploram mão de obra análoga à escrava é atualizada semestralmente. Os nomes dos infratores são mantidos por dois anos e, caso o empregador não volte a cometer o delito e tenha pago todas as multas, o registro é excluído.

As ações ON da MRV passaram a liderar a lista de maiores baixas da Bovespa desta quinta-feira, encerrando com recuo de 5,78%, a R$ 10,10.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá transporte coletivo gratuito durante o domingo de eleição

Gratuidade valerá durante o período de votação nas linhas regulares, onde Prefeitura alerta que não haverá itinerários específicos para atender locais de votação

Eduardo Riedel pode vencer no 1º turno, aponta pesquisa

Levantamento Campo Grande News/Novo Ibrape mostra governador com mais da metade dos votos válidos, onde Fábio Trad aparece com 19,9% e Delcídio Amaral tem 5,9%

MPMS investiga possível dano ambiental em restaurante após vazamento de chorume

Inquérito Civil apura funcionamento do estabelecimento sem Licença de Operação e irregularidades ambientais registradas em fiscalizações desde 2015
error: Conteúdo Protegido