Geral – 06/03/2012 – 15:03
Na contramão dos números oficiais apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que mostram redução de 92% no número de casos da dengue, a região de Araçatuba, quase dobra os registros de vítimas da doença.
Os dados são referentes ao primeiro bimestre do ano, ou seja, janeiro e fevereiro.
A regional de Araçatuba é a única que aponta aumento de infeção pelo mosquito da dengue.
São 108 doentes neste ano e 61 no mesmo período de 2011.
A região de Rio Preto, considerada uma das áreas endêmicas do interior paulista, apresenta números positivos, com 53 casos, sendo 638 no ano passado.
Outra queda acentuada em pontos críticos do estado, aconteceu na região de Ribeirão Preto, que caiu de 4.205 para 162 registros.
No total, os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado).
No mesmo período do ano passado houve 11.984 casos confirmados da doença.
O Estado de São Paulo trabalha, primordialmente, com casos confirmados laboratorialmente, por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.
Em termos de município, a cidade de Potim, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria pelo Sinan, com 174, seguida pelo município de Pontal, com 144, e Borborema, com 98.
Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 541 não registraram nenhum caso da dengue no primeiro bimestre.
Fonte: G1


