27.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico

Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025, conforme dados do boletim epidemiológico da 50ª semana, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. O Estado já soma 14.171 casos prováveis da doença e 20 óbitos confirmados, entre eles um registrado no município de Três Lagoas. Outros nove óbitos seguem em investigação.

De acordo com o levantamento, os óbitos por dengue ocorreram em 16 municípios sul-mato-grossenses, incluindo Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Nova Andradina e Ribas do Rio Pardo. Entre as vítimas, nove apresentavam algum tipo de comorbidade.

Nos últimos 14 dias, Três Lagoas não aparece entre os municípios com incidência elevada de casos confirmados, ficando fora da lista de cidades com maior circulação viral no período. Ainda assim, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vigilância e das ações de prevenção para evitar o aumento de casos.

O boletim também traz dados sobre a vacinação contra a dengue no Estado. Até o momento, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu 241.030 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacinação é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue entre o público infantojuvenil.

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 14.225 casos prováveis e 7.623 confirmações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. O boletim aponta ainda 17 óbitos causados pela doença, além de 74 casos confirmados em gestantes.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta para os riscos da automedicação e orienta que pessoas com sintomas de dengue ou Chikungunya procurem atendimento em unidades de saúde, inclusive em Três Lagoas, para diagnóstico e tratamento adequados.

com informações Agência GOV MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CDP de Nova Independência promove 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento reforça ações de qualificação profissional, inclusão social e preparação para o pós-reclusão O Centro de Detenção Provisória de Nova Independência realizou, em outubro de...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...

SED publica lista de aprovados em prova objetiva para professor temporário da REE/MS

Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul...