23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Demóstenes preservou funcionário fantasma

Geral – 01/04/2012 – 10:04

Além de colocar o mandato a serviço do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) tentou ludibriar a fiscalização da contratação de servidores fantasmas no Senado. Numa das conversas gravadas pela Polícia Federal na Operação Vega, Demóstenes diz ao contraventor que terá que demitir dois servidores e depois recontratá-los.

O motivo seria escapar das denúncias de desvio de dinheiro por meio da contratação de assessores fictícios. Acusado de chefiar a exploração ilegal de caça-níqueis, Cachoeira está detido no presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).

Devido a esta e outras acusações, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito criminal contra o senador e outros parlamentares na quinta-feira. A conversa foi interceptada às 15h51m do dia 12 de maio de 2009. Depois dos cumprimentos habituais, em que se tratam de Doutor (Demóstenes) e Professor (Cachoeira), o senador vai direto ao ponto que interessa ao colega.

— Tão aqui nos gabinetes procurando servidores fantasmas. Você entendeu ? Então, para evitar problema, no futuro a gente volta a resolver isso aí, falou? — confidencia o senador.

Naquele momento, senadores estavam às voltas com denúncias de atos secretos e contratação de servidores fantasmas. Publicamente, o senador defendia a faxina ética e criticava duramente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas, na conversa com o contraventor, Demóstenes classifica a fiscalização de “caça às bruxas” e dá a receita para burlá-la.

— Caça às bruxas aqui. Mas daqui a uns dois, três meses a coisa aquieta e a gente retorna, falou?

Cachoeira, o “Professor”, endossa a trama:

— O.K., Doutor.

Fonte: Jaílton de Carvalho, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026