22 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Demora em diagnosticar infecção generalizada mata mãe e bebê

Saúde – 17/05/2013 – 09:05

Foram três semanas correndo de um posto de saúde para outro, com febre e dores na barriga. Grávida de 38 semanas, Josikelly Lopes de Souza, de 24 anos, teve infecção generalizada e, segundo a família da jovem, a demora do diagnóstico levou mãe e recém-nascido à morte.

No último domingo (12), Dia das Mães, Josikelly foi encaminhada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário para o HU (Hospital Universitário), onde chegou com o quadro de saúde bastante delicado e os médicos a encaminharam de imediato para a sala de parto para fazer uma cesariana de emergência.

De acordo com informações do HU, antes da cirurgia, a mãe fez um exame de hemograma no qual apontou infecção, diminuição de plaqueta e as enzimas do fígado já estavam alteradas.

Sobre a situação do filho de Josikelly, a informação repassada pelo o hospital foi de que ele nasceu paralisado, mas a equipe médica conseguiu reanimá-lo. O recém-nascido foi encaminhado para a UTI Neonatal, mas não resistiu e morreu na segunda-feira.

Após o parto, Josikelly foi para a enfermaria. Na segunda-feira, segundo o HU, ela foi transferida para a UCO (Unidade Coronariana). E na terça-feira, o quadro piorou. Ela precisou voltar para centro cirúrgico, para retirar o útero. Mas, conforme informações do hospital, ela não resistiu e morreu.

Embora o laudo necroscópico ainda não tenha saído, o HU adianta que a morte de Josikelly e do bebê pode ter sido de choque céptico ou síndrome de hellp.

Contudo, a família alega que houve descaso dos médicos que fizeram o atendimento nos postos de saúde. “No HU nos disseram que se tivessem feito um diagnóstico precoce, daria para salvar a vida da minha esposa e do meu filho”, lamentou o marido de Josikelly, Thiago Alberto Garcia da Silva, 23 anos.

A mãe de Thiago, Sônia Maria da Silva, 49 anos, contou que em três semanas passou com a nora pela UPA Universitário, onde ela também fez o pré-natal, maternidade Cândido Mariano e também pela UPA das Moreninhas, tudo com atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O médico que chegou mais perto do diagnóstico correto foi o das Moreninhas, que disse que ela estava com infecção de urina, passou uns remédios e disse para ela tomar muita água, dois dias depois ela foi internada no HU”, contou Sônia durante o velório da jovem.

Agora a família quer justiça e busca entender ao certo o que aconteceu com Josikelly. “Sabemos que teve um descaso médico, mas ainda não temos o laudo exato que aponta a causa da morte dela”, disse o irmão da vítima, que pretende entrar com processo contra os postos de saúde pela morte da jovem.

Sobre a acusação da família, a Prefeitura ainda não se manifestou a respeito. A princípio, a assessoria de imprensa do órgão orienta os familiares a procurar direto a ouvidoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Na terça-feira (14), no dia em que Josikelly morreu, familiares e amigos de vítimas de erro médico protestaram, na Câmara Municipal de Campo Grande, contra a negligência e a impunidade, também cobrando apuração de erros médicos e postura dos poderes públicos e do CRM (Conselho Regional de Medicina) sobre os casos ocorridos em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...